Estudo de caso sobre alguns limites e possibilidades para formação do professor reflexivo/pesquisador em um curso brasileiro de Licenciatura em Química
Palavras-chave:
Formação de professores, professor reflexivo/pesquisador, Licenciatura em QuímicaResumo
A formação de professores no Brasil tem sofrido críticas pela dissociação existente entre teoria e prática, pela presença da racionalidade técnica e por modelos de formação que se aproximam daqueles de bacharelado. Nesse contexto, buscamos investigar alguns dos limites e possibilidades para a formação de um professor reflexivo/pesquisador em um curso de licenciatura em Química da região nordeste do Brasil. Partimos do estudo das modificações ocorridas após a implantação de novas Diretrizes Curriculares para Cursos de Licenciatura (2002), tentando explicitar as possíveis contribuições do aumento e incorporação de disciplinas de prática pedagógica ao longo de um curso de licenciatura em Química. Em um segundo momento, através da realização de um estudo de caso, fizemos uma análise por meio de entrevistas, das opiniões de cinco formadores sobre as atividades desenvolvidas no curso de licenciatura que trabalham. Algumas categorias levantadas se relacionaram à proximidade e ao distanciamento entre a academia e a Educação Básica, bem como a influência dos formadores nas escolhas dos licenciandos. Apesar das limitações, mudanças ocorridas na matriz curricular do curso e a tentativa de aproximação dos formadores em atividades de pesquisa em ensino de Química contribuem para formação do professor reflexivo/pesquisador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.