A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência

Autores

  • Francisco Manuel Estanislau de Azevedo Rodrigues Agrupamento de Escolas de Vilela, Paredes, Portugal
  • Ana Sofia Cavadas Afonso Instituto de Educação, departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710 Braga

Palavras-chave:

Museu de Ciência, módulos Interativos, educadores em ciências, educação não formal, interações verbais

Resumo

Este estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos.

Biografia do Autor

  • Francisco Manuel Estanislau de Azevedo Rodrigues, Agrupamento de Escolas de Vilela, Paredes, Portugal
    Licenciado em Física Aplicada - Ramo Óptica e em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho, Portugal.Mestrado em Física - Formação Contínua de Professores pela Universidade do Minho, Portugal. 
  • Ana Sofia Cavadas Afonso, Instituto de Educação, departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710 Braga
    Doutorada em Educação em Ciências e Docente do Instituto de Educação, departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, Universidade do Minho

Downloads

Publicado

2015-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 173-194. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4307