Falhas nas avaliações tradicionais em diversos níveis de escolaridade: um estudo envolvendo tópicos de matemática financeira através de níveis e subníveis de modelos mentais

Autores

  • Thais Oliveira Duque Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
  • Fernanda Souza de Paula Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
  • Hoyama Maria dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
  • Niltom Vieira Junior Instituto Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Avaliações tradicionais, evolução dos modelos mentais, juros e porcentagens.

Resumo

A partir de tópicos de matemática financeira, juros e porcentagens, estudados em diversas faixas de escolaridade (do ensino fundamental ao superior) criou-se uma hipótese de níveis e subníveis para a evolução dos modelos mentais ao longo da vida escolar. Após uma investigação envolvendo 92 estudantes de diversas idades, verificaram-se discrepâncias em relação a maturidade conceitual dos grupos de alunos que receberam uma mesma instrução formal. Aliado a isto, verificou-se ainda que avaliações tradicionais podem não refletir o real estado de evolução cognitiva dos estudantes (medidos por meio de modelos mentais), fazendo com que estas lacunas conceituais não possam ser observadas durante o percurso acadêmico.

Biografia do Autor

  • Thais Oliveira Duque, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
    THAIS OLIVEIRA DUQUE, Bacharel em Administração e Pós Graduada em Gestão Estratégica de Negócio, pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR - MG (2006) e (2007) respectivamente, atualmente estudante do curso de Licenciatura em Matematica  do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, e mestranda (adminsitração pública) da Universidade Federal de Lavras-UFLA. 
  • Fernanda Souza de Paula, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
    FERNANDA SOUZA DE PAULA, possue Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.  Atua como pesquisador na área de educação matemática e modelagem.
  • Hoyama Maria dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
    HOYAMA MARIA DOS SANTOS Técnica em Informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Formiga (2010), atualmente estudante do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: educação em ciência; educação matemática  e modelagem matemática.
  • Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Minas Gerais
    NILTOM VIEIRA JUNIOR, realizou pós-doutorado em informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Campus São Gabriel). Possui doutorado e mestrado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Campus Ilha Solteira), bacharelado em engenharia elétrica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, licenciatura em matemática e física pela Faculdade Capixaba da Serra e habilitação para o magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Unidade Barretos). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Formiga) e revisor de periódicos voltados à educação em engenharia; ensino de ciências e matemática; e ciências cognitivas. Coordenou projeto de cooperação internacional (Brasil-França) em educação profissional e tecnológica na área da indústria eletroeletrônica (financiado pelo MEC/SETEC). É coordenador de gestão educacional do PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, (financiado pela CAPES). Recebeu dois prêmios Mercosul de Ciência e Tecnologia por pesquisas voltadas à educação em ciências (conferidos pela UNESCO e CNPq). Tem experiência na área de engenharia com ênfase em sistemas elétricos de potência. Desenvolve pesquisas voltadas ao ensino de engenharia, ensino de ciências e matemática; tecnologias na educação e sistemas de energia. Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/3283103593476831

Downloads

Publicado

2015-11-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Falhas nas avaliações tradicionais em diversos níveis de escolaridade: um estudo envolvendo tópicos de matemática financeira através de níveis e subníveis de modelos mentais. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 427-452. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4321