Manifestações da contextualização no ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais de educação: reflexões com a Teoria da Vida Cotidiana
Palavras-chave:
Contextualização, cotidiano, Ciências da Natureza, formação humana.Resumo
O tema contextualização tem sido amplamente difundido no meio escolar, a partir da década de 1990, com a publicação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e se expande com os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais. No presente estudo, a contextualização se constitui em objeto de reflexões, com olhar para sua manifestação no âmbito do ensino de Ciências Naturais, com base nas determinações dos documentos oficiais. Para tanto, fundamentamo-nos na Teoria da Vida Cotidiana de Agnes Heller e, em termos metodológicos, na modalidade de pesquisa dialética, com procedimentos da análise de conteúdo, como forma de interpretar as mensagens inseridas nos documentos. O estudo pautou-se no seguinte questionamento: Quais as manifestações de contextualização do ensino de Ciências Naturais, nos documentos oficiais de educação e possíveis inter-relações com a Teoria do Cotidiano? O estudo traz evidências de que a preocupação maior dos documentos é com a contextualização como um recurso capaz de tornar os conteúdos tratados mais próximos das vivências diárias do estudante, tendo, pois, um caráter de aplicabilidade do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.