Ensino e Aprendizagem Através do Registro das Aulas de Campo Utilizando Diários de Bordo
Palavras-chave:
Atividades de Campo, Educação Ambiental, Ferramenta Educacional, Ecossistemas Recifais, Preservação Ambiental.Resumo
A aula de campo representa uma importante estratégia de ensino e aprendizagem, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos por novos conhecimentos. Essas podem ser documentadas de diversas formas, entre as quais os diários de bordo, utilizados como ferramenta educacional. Essa pesquisa objetivou investigar o efeito das aulas de campo na sensibilização ambiental de alunos de ensino médio, utilizando os diários de bordo como instrumentos de ensino e aprendizagem. Os locais escolhidos para a realização das aulas de campo foram os ecossistemas recifais, importantes ambientes costeiros do nordeste brasileiro, pois possuem elevada biodiversidade, grande valor paisagístico e turístico. Os alunos, durante aulas de campo, analisaram os ecossistemas visitados e registraram as próprias observações em diários de bordo. Como resultado, foi constatado que as aulas de campo facilitaram a aprendizagem e promoveram a sensibilização ambiental dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.