Ensino e Aprendizagem Através do Registro das Aulas de Campo Utilizando Diários de Bordo

Autores

  • Alana Priscila Lima de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Monica Dorigo Correia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Palavras-chave:

Atividades de Campo, Educação Ambiental, Ferramenta Educacional, Ecossistemas Recifais, Preservação Ambiental.

Resumo

A aula de campo representa uma importante estratégia de ensino e aprendizagem, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos por novos conhecimentos. Essas podem ser documentadas de diversas formas, entre as quais os diários de bordo, utilizados como ferramenta educacional. Essa pesquisa objetivou investigar o efeito das aulas de campo na sensibilização ambiental de alunos de ensino médio, utilizando os diários de bordo como instrumentos de ensino e aprendizagem. Os locais escolhidos para a realização das aulas de campo foram os ecossistemas recifais, importantes ambientes costeiros do nordeste brasileiro, pois possuem elevada biodiversidade, grande valor paisagístico e turístico. Os alunos, durante aulas de campo, analisaram os ecossistemas visitados e registraram as próprias observações em diários de bordo. Como resultado, foi constatado que as aulas de campo facilitaram a aprendizagem e promoveram a sensibilização ambiental dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Priscila Lima de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2007). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Professora da Rede Estadual de Alagoas lotada na 2ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Monica Dorigo Correia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1985), Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1989) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1997). Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, atuando principalmente nas áreas de educação ambiental, ensino de ciências, biodiversidade e ecossistemas costeiros, sendo docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, sendo ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Oliveira, A. P. L. de, & Correia, M. D. (2015). Ensino e Aprendizagem Através do Registro das Aulas de Campo Utilizando Diários de Bordo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 537–554. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4328