O uso de tecnologias móveis no ensino de física: uma avaliação de seu impacto sobre a aprendizagem dos alunos

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - Departamento de Física e Química
Palavras-chave: aprendizagem móvel, Ensino de Física, Novas Tecnologias, m-Learning

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o uso de novas das tecnologias da informação e comunicação no ensino presencial de Física do ponto de vista dos alunos do ensino médio. Para tanto, desenvolvemos um micro portal que disponibiliza diferentes recursos multimídias visando facilitar a aprendizagem de conceitos relativos aos fenômenos ondulatórios e magnéticos, a partir das tecnologias móveis. Acompanhamos a utilização desses recursos por estudantes de três turmas de terceiro ano do Ensino Médio e aplicamos um questionário visando avaliar as impressões dos alunos sobre os recursos disponibilizados e uma avaliação relativa aos conceitos físicos abordados em aulas com e sem o uso dos recursos desenvolvidos. Os resultados apontam que o uso das tecnologias móveis contribui para o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos durante as aulas e a consequente melhoria da aprendizagem dos conceitos científicos ensinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - Departamento de Física e Química
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 5). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.
Publicado
2016-04-28
Como Citar
Monteiro, M. A. A. (2016). O uso de tecnologias móveis no ensino de física: uma avaliação de seu impacto sobre a aprendizagem dos alunos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 1-15. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4334
Seção
Artigos