Evidenciando questões éticas em interações discursivas: construindo o conceito de atmosfera

Autores

  • Ana Cristina Cristo Vizeu Lima Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas Universidade Federal do Pará
  • Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, questões éticas, interações discursivas

Resumo

Neste artigo, apresentamos as interações discursivas em aulas diferenciadas de ensino de ciências sobre meio ambiente, com destaque para o tema ‘atmosfera’, e os cuidados com a conduta ética do professor em sua prática discursiva. A problemática surge no instante em que nós, professores, percebemos o risco de, frente ao nosso educando, faltar-nos a habilidade para encaminhar pedagogicamente questões que envolvam a ética cidadã de forma discursiva adequada. A professora pesquisada, imbuída em desenvolver uma prática ética na relação didática estabelecida, partiu das concepções prévias dos alunos e das trocas de ideias entre estes e a mesma, contribuindo com as pesquisas sobre as interações discursivas em busca de práticas que sirvam de estratégias significativas para a construção de conceitos científicos e para os cuidados com o meio ambiente numa perspectiva de formação ética cidadã.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Evidenciando questões éticas em interações discursivas: construindo o conceito de atmosfera. (2014). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 125-135. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4355