Evidenciando questões éticas em interações discursivas: construindo o conceito de atmosfera

Autores

  • Ana Cristina Cristo Vizeu Lima Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas Universidade Federal do Pará
  • Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, questões éticas, interações discursivas

Resumo

Neste artigo, apresentamos as interações discursivas em aulas diferenciadas de ensino de ciências sobre meio ambiente, com destaque para o tema ‘atmosfera’, e os cuidados com a conduta ética do professor em sua prática discursiva. A problemática surge no instante em que nós, professores, percebemos o risco de, frente ao nosso educando, faltar-nos a habilidade para encaminhar pedagogicamente questões que envolvam a ética cidadã de forma discursiva adequada. A professora pesquisada, imbuída em desenvolver uma prática ética na relação didática estabelecida, partiu das concepções prévias dos alunos e das trocas de ideias entre estes e a mesma, contribuindo com as pesquisas sobre as interações discursivas em busca de práticas que sirvam de estratégias significativas para a construção de conceitos científicos e para os cuidados com o meio ambiente numa perspectiva de formação ética cidadã.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Lima, A. C. C. V., & Lima, D. D. R. da S. de. (2014). Evidenciando questões éticas em interações discursivas: construindo o conceito de atmosfera. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 125–135. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4355

Edição

Seção

Artigos