Uma educação na perspectiva ambiental crítica, complexa e reflexiva
Palavras-chave:
Educação ambiental, ensino de ciências, crítico, complexidade, reflexivoResumo
Nesse artigo investigam-se elementos que podem contribuir para uma formação socioambiental que vá além da reprodução dos discursos presentes nos currículos tradicionais de ciências, incorporando uma dimensão crítica ao próprio conhecimento científico. Como ponto de partida, constata-se a dificuldade em incorporar a dimensão crítica às práticas educacionais e à visão de ciência. No sentido de superar essas limitações, as leituras e reflexões desenvolvidas apontam para a potencial contribuição de dois aspectos. Por um lado, a compreensão das questões ambientais na perspectiva do pensamento complexo. Nesse âmbito, enfatiza-se a forma de compreender a relação ser humano/natureza, não mais de dominação, mas de interação, além de sinalizar a complexidade da dinâmica dos sistemas naturais em sua evolução temporal. Por outro lado, e para integrar tal perspectiva a uma educação que sinalize a atuação, discutem-se os espaços sociais nos quais os indivíduos podem atuar, compartilhando o conceito de sociedade moderna e reflexiva. Nesse sentido, trata-se de promover uma formação escolar compatível com as mudanças e riscos presentes na sociedade. Isso deve incluir condições para que os indivíduos reflitam antes, durante e após se posicionarem, contemplando aspectos da criticidade, complexidade e reflexividade, o que conduz a uma educação na perspectiva Ambiental Crítica, Complexa e Reflexiva (EACCR).
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