A emergência da Filosofia da Química como campo disciplinar

Autores

  • Marcos Antonio Pinto Ribeiro UESB

Palavras-chave:

filosofia da química, filosofia da ciência, química, educação química

Resumo

Química e filosofia tiveram pouco diálogo no século XX. A despeito de sua importância cultural, a química, a ciência mais central, é, surpreendentemente, a mais insular em questões filosóficas e não tem sido um objeto importante das análises dos filósofos e da epistemologia geral. Apenas recentemente, no início da década de 1990, químicos/filósofos têm construído a filosofia da química como um campo disciplinar emergente no quadro da filosofia da ciência geral. O objetivo deste trabalho é caracterizar esse recente campo de estudo por meio da abordagem dos principais problemas, atores e interrelações, para defender como uma fonte importante para o currículo de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Pinto Ribeiro, UESB

Professor assistente do departamento de química e exatas da Universidade estadual do sudoeste da Bahia, campus de jequié.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

Ribeiro, M. A. P. (2016). A emergência da Filosofia da Química como campo disciplinar. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 215–236. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4373

Edição

Seção

Artigos