Prêmio Capes de Tese: uma análise das influências do programa sobre a carreira científica e profissional dos premiados

Autores

  • Renato Barros de Carvalho UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Gasparotto Alves de Lima UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Hayslla Boaventura Piotto UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Prêmios científicos, Prêmio Capes de Tese, sistema de recompensas da ciência, pós-graduação.

Resumo

O estudo investiga a influência do Prêmio Capes de Tese na trajetória científica e profissional do premiado, tendo como contexto o sistema de recompensas da ciência brasileira. O prêmio é um programa governamental de apoio aos recém-doutores que tiveram a melhor tese de doutorado da área de avaliação, em âmbito nacional. Com uma amostra de 71 autores, das 48 áreas de conhecimento, que receberam o prêmio até o ano de 2009, os resultados, obtidos por meio de questionário, apontam que os temas das teses permanecem atuais, e que mesmo os contemplados que não utilizaram as bolsas de pós-doutorado se beneficiaram dos efeitos do reconhecimento do prêmio na comunidade científica.

Biografia do Autor

  • Renato Barros de Carvalho, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Luciana Gasparotto Alves de Lima, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Hayslla Boaventura Piotto, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
    Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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Publicado

2016-09-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prêmio Capes de Tese: uma análise das influências do programa sobre a carreira científica e profissional dos premiados. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 257-273. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4375