O Ensino de Estrutura da Matéria e Aceleradores de Partículas: Uma Pesquisa Baseada em Design

Autores

  • Márlon Pessanha Departamento de Metodologia de Ensino (DME) / Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maurício Pietrocola Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada / Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Pesquisa baseada em design, Sequências de ensino-aprendizagem, Física Moderna e Contemporânea, Estrutura da Matéria, Aceleradores de Partículas

Resumo

De forma sistemática, há algumas décadas discutem-se formas de introduzir conteúdos de Física Moderna e Contemporânea na formação básica dos indivíduos. No presente trabalho, apresentamos um estudo que buscou revelar aspectos didáticos relacionados com o ensino do tópico "Estrutura da matéria e os aceleradores de partículas". A pesquisa envolveu o desenho de um curso segundo princípios teóricos, e a sua implementação na educação secundária catalã (Espanha) e no ensino médio paulista. Inspirado na linha teórico-metodológica intitulada Design-based Research, foi executado um processo iterativo de desenho, implementação e análises. Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos nas implementações no contexto catalão, os quais influenciaram as implementações no contexto paulista. O estudo permitiu reconhecer diferentes aspectos didáticos envolvidos no ensino do tema, relacionados com o gerenciamento do tempo e a definição de partes condicionais de atividades, com a inadequação no uso de pacotes de softwares e de algumas imagens e de textos instrutivos utilizados, e mostrou a necessária desconstrução das metáforas específicas utilizadas para tratar a estrutura atômica.

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Publicado

2016-09-03

Como Citar

Pessanha, M., & Pietrocola, M. (2016). O Ensino de Estrutura da Matéria e Aceleradores de Partículas: Uma Pesquisa Baseada em Design. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 361–388. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4379

Edição

Seção

Artigos