Os Temas de Pesquisa que Orbitam o Enfoque CTS: Uma Análise de Rede sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Ensino

Autores

  • Thiago Brañas de Melo IFRJ e CEFET/RJ
  • Fernanda Costa da Cruz de Pontes CEFET/RJ
  • Marcia Bengio de Albuquerque CEFET/RJ
  • Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva CEFET/RJ
  • Alvaro Chrispino CEFET/RJ

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Análise de Rede, orbital de palavras-chave, periódicos de Ensino, CTS Brasil.

Resumo

Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) é um enfoque que reconhece a ciência e a tecnologia como processos sociais complexos e que se instituiu na confluência de diversos campos de pesquisa. Este artigo tem como objetivo identificar quais temas de pesquisa apresentam uma aproximação à CTS na produção acadêmica brasileira da área de Ensino. Para tanto, optamos, como ferramenta metodológica, pela utilização da Análise de Rede sobre as palavras-chave de 144 artigos publicados em periódicos da área. Ao visualizar a rede, a imagem gerada se assemelhou a um orbital, apresentando CTS no núcleo e as outras 173 palavras-chave a seu redor. Baseado nas medidas de centralidade dessa rede, identificamos as vinte palavras-chave mais relevantes, que compuseram um conjunto de temas de pesquisa conectados à CTS. A análise qualitativa desse conjunto gerou uma revisão da produção brasileira de Ensino CTS.

Biografia do Autor

  • Thiago Brañas de Melo, IFRJ e CEFET/RJ
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo. E doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Fernanda Costa da Cruz de Pontes, CEFET/RJ
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
  • Marcia Bengio de Albuquerque, CEFET/RJ
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva, CEFET/RJ
    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Alvaro Chrispino, CEFET/RJ
    Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Os Temas de Pesquisa que Orbitam o Enfoque CTS: Uma Análise de Rede sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Ensino. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 587-606. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4382

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)