El lenguaje de la ciencia como obstáculo de aprendizaje de los conocimientos científicos e propuestas para superarlo
Palavras-chave:
sócio-construtivismo, linguagem, obstáculo, ciência, ensino, aprendizagem.Resumo
Este trabajo clasifica las dificultades que manifiesta el alumnado relacionadas con el lenguaje científico. Se analizan los aspectos problemáticos asociados con: la gramática de los textos de ciencia, los términos que utilizan los libros de texto de ciencias, los problemas que se emplean para la evaluación, las dificultades del alumnado para desarrollar capacidades de alta demanda conceptual, las escasas oportunidades que se proporcionan a los estudiantes para argumentar científicamente y las actitudes del profesorado ante estos problemas lingüísticos de aprendizaje. Finalmente, se presentan una serie de recomendaciones para integrar efectivamente la enseñanza del lenguaje de la ciencia en el aprendizaje de los contenidos científicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-03
Como Citar
Quílez-Pardo, J. (2016). El lenguaje de la ciencia como obstáculo de aprendizaje de los conocimientos científicos e propuestas para superarlo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 449–476. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4383
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.