Contribuições do Design para o Ensino de Ciências por Investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183851

Palavras-chave:

ensino de ciências, ensino por investigação, projeto, design, projeto investigativo

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação teórico-metodológica descritiva e propositiva que explora o potencial do Design para o Ensino de Ciências por Investigação, tendo como objetivo a ampliação dos seus formatos de prática e a superação de algumas dificuldades em situações nas quais a lógica projetual baseada em Design pode ser uma alternativa para se trabalhar com as situações-problemas, desenvolvendo constructos físicos ou teóricos que, para tal, mobilizam conhecimentos específicos e interdisciplinares. Partimos da leitura de algumas das abordagens e metodologias associadas ao processo investigativo e criativo. Explicitamos reflexões e possibilidades de encontro entre o Ensino de Ciências por Investigação e o Design, partindo da premissa de que tanto a Ciência como o Design são processos construtivos que trabalham com modelos. Essa aproximação, que denominamos como Ensino de Ciências por Projeto Investigativo (ENCIPI) valoriza os percursos trilhados e desenvolve pontos que potencializam a prática investigativa, como o aprender a lidar com o erro e com a reconfiguração de modelos. Temos como resultado a apresentação de seis etapas para o desenvolvimento de projetos investigativos articulados ao Design e influenciados por outras metodologias e abordagens. São elas: estabelecer e programar; expandir e aproximar; propor; criar; validar e aprimorar; e comunicar, implementar e aprender, e orientamos os principais movimentos de cada etapa, para professores e alunos, assim como os recursos envolvidos para as mesmas.

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Biografia do Autor

Gabriel da Silva Bruno, Universidade Anhembi Morumbi

Estudante de graduação em Ciências Biológicas, facilitador de aprendizagem por projeto na Explore Aprendizagem Criativa.

Paula Carolei, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Aberta do Brasil.

Coordenadora e docente do curso de tecnologia em Design Educacional pela Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

Bruno, G. da S., & Carolei, P. (2018). Contribuições do Design para o Ensino de Ciências por Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 851–878. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183851