A Tematização da Prática na Formação Continuada de Professores de Ciências de uma Escola de Ensino Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u9771003

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de Professores, Formação Continuada, ensino integral, tematização da prática pedagógica

Resumo

A formação continuada é um direito dos profissionais da educação, inserido à cultura escolar com objetivo de assegurar a qualidade de ensino e de aprendizagem. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a Tematização da Prática Pedagógica como estratégia de formação continuada e verificar seus efeitos na prática pedagógica dos professores de Ciências de uma escola de ensino integral. A pesquisa adotou caráter qualitativo, se caracterizou como uma pesquisa de natureza interventiva, à medida que a pesquisadora foi a própria formadora. Os dados foram coletados por meio de questionário diagnóstico e entrevista com o coordenador da área de Ciências da Natureza, filmagem e posterior transcrição do processo de Tematização da Prática e respostas ao questionário final. Na interface das três etapas foi possível constatar que a Tematização da Prática Pedagógica, a partir da reflexão sobre a própria prática, possibilita compreender e aprimorar a mesma, isto é, ponderar o que aconteceu durante as aulas, constatando acertos/erros e intervindo de forma a melhorar o ensino e a aprendizagem. Em relação aos limites dessa estratégia formativa, o resultado permite afirmar que a ampliação de tempo de permanência dos professores na escola proposto pelo Programa Ensino Integral, ainda, não é suficiente para realização e apropriação da formação continuada pelos profissionais, uma vez que as atividades da sua função são muitas.

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Biografia do Autor

Thaís Gimenez da Silva Augusto, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unesp-Bauru-SP, Mestre em Educação para a Ciência pela Unesp-Bauru-SP, Doutora em Educação pela Unicamp. Professora Assistente Doutora na Unesp-Jaboticabal onde ministra as disciplinas Didática e Estágio Supervisionado para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Gaiarin, M. D. B. B., & Augusto, T. G. da S. (2024). A Tematização da Prática na Formação Continuada de Professores de Ciências de uma Escola de Ensino Integral. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e52165, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u9771003

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Artigos