Abordagem das Helmintíases e Protozooses nos Livros Didáticos de Biologia Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018/2020
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u577601Palabras clave:
Parasitologia, Doenças Negligenciadas, Material Didático, Disseminação da InformaçãoResumen
As infecções por helmintos e protozoários são problemas de saúde pública, negligenciados, que atingem principalmente crianças e adolescentes em idade escolar em regiões tropicais e subtropicais. Pensando na divulgação do conhecimento e o papel atribuído ao livro didático para a preparação e desenvolvimento de conteúdos em sala de aula esta pesquisa objetivou avaliar o conteúdo de Parasitologia em 10 coleções de Biologia, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no triênio 2018/2020. Foram feitas análises in loco e os resultados revelaram erros conceituais, incorreções científicas, emprego de ilustrações inadequadas e ausência de abordagem sobre parasitos importantes. Esta análise oferecerá subsídios para autores e editoras na construção do material didático e, para os professores que estão utilizando o livro didático como recurso, para adequarem as informações contidas nas atividades realizadas com os alunos, bem como complementando as informações faltantes.
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