A aprendizagem significativa na formação de professores de biologia: o uso de mapas conceituais
Resumen
Esta pesquisa objetiva construir junto aos licenciandos em Ciências Biológicas, ações que propiciem experiências significativas, para que os mesmos possam desenvolver situações que favoreçam a aprendizagem significativa junto aos futuros alunos. Utiliza-se como metodologia a pesquisa qualitativa com o uso do método da pesquisa ação e como recurso didático, para obtenção dos dados, a elaboração de mapas conceituais que, por sua vez, possibilitará ao licenciando a vivência com os processos de estruturação e explanação dos seus significados, referente aos temas a serem estudados. Os mapas inicialmente elaborados e a explanação oral dos mesmos, de forma literal, estão dispostos neste trabalho e servirão de base para a seqüência deste estudo.Descargas
Publicado
2011-03-09
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.
Cómo citar
A aprendizagem significativa na formação de professores de biologia: o uso de mapas conceituais. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4071