Análise da discussão em fórum sobre a estratégia projetos de trabalhos com uso de TIC em um curso de licenciatura a distância

Autores/as

  • Lívia Ferreira Lima EREM Professora Carlota Breckenfeld Núcleo de Educação a Distância/UPE Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Edenia Maria Ribeiro Amaral Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Química.

Palabras clave:

projetos de trabalho, discussão em fórum, TIC, interação.

Resumen

Neste artigo, apresentamos a análise de discussões em fórum sobre projetos de trabalho com uso das TIC, realizadas por alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância. Foram analisados registros de postagens feitas em fórum e blog, buscando caracterizar uma dinâmica discursiva estabelecida nas discussões, a partir da abordagem comunicativa e formas de interação desenvolvidas entre alunos e tutora. A análise possibilitou verificar que a participação do aluno está mais orientada para responder questões propostas pelo tutor do que para a troca de ideias e construção de significados, havendo o predomínio da abordagem comunicativa não interativa/de autoridade com interação individual indireta. Verificamos que o uso do blog em associação ao fórum parece ampliar as possibilidades de interação. E apontamos que a abordagem de temáticas nos fóruns deve, necessariamente, trazer uma perspectiva de maior interação entre os alunos, criando situações para elevar a troca de ideias e o feedback entre pares e tutor. 

Biografía del autor/a

  • Lívia Ferreira Lima, EREM Professora Carlota Breckenfeld Núcleo de Educação a Distância/UPE Secretaria de Educação de Pernambuco
    Professora da rede estadual de ensino de Pernambuco.Mestre em Ensino das Ciências - UFRPE
  • Edenia Maria Ribeiro Amaral, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Química.
    Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e no Curso de Licenciatura em Química.

Publicado

2014-03-21

Cómo citar

Análise da discussão em fórum sobre a estratégia projetos de trabalhos com uso de TIC em um curso de licenciatura a distância. (2014). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(3), 173-194. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4276