Os professores dos anos iniciais e o ensino de Ciências: uma relação de empenho e desafios no contexto da implantação de Expectativas de Aprendizagem para Ciências

Autores/as

  • Mariana Vaitiekunas Pizarro IFPR - Instituto Federal do Paraná - campus Londrina
  • Regina Célia dos Santos Nunes Barros UNESP / Faculdade de Ciências – campus Bauru
  • Jair Lopes Junior UNESP / Faculdade de Ciências – campus Bauru

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Alfabetização científica, Formação de professores, Anos iniciais do ensino fundamental.

Resumen

Apresentamos os resultados obtidos em um levantamento com treze professores dos anos iniciais da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (Brasil) antes da implantação de ações oficiais de formação continuada para a promoção das Expectativas de Aprendizagem para Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Nossa intenção foi a de conhecer as percepções desses professores sobre seus conhecimentos em alfabetização científica, suas formações para trabalhar com Ciências, as atividades que consideram promover a alfabetização científica e as estratégias utilizadas nas avaliações das aprendizagens dos alunos. Este estudo buscou ampliar a compreensão sobre os desafios enfrentados por esses professores diante de uma literatura que recorrentemente salienta condições restritas e precárias de formação para o ensino de Ciências nos anos iniciais. Concluímos que os professores possuem conhecimentos coerentes acerca da alfabetização científica aproximando-se da definição acadêmica, muito embora reconheçam a necessidade de ampliar seus conhecimentos em ações de formação continuada. 

Biografía del autor/a

  • Mariana Vaitiekunas Pizarro, IFPR - Instituto Federal do Paraná - campus Londrina
    Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e possui Mestrado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação. É graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Docente efetiva do IFPR - Instituto Federal do Paraná no campus de Londrina/PR, atua nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
  • Regina Célia dos Santos Nunes Barros, UNESP / Faculdade de Ciências – campus Bauru
    Regina Célia dos Santos Nunes Barros é Mestre em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da UNESP de Bauru, especialista em Gestão Educacional pela UNICAMP. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (UNIFAC) e Graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Foi Diretora de escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Bauru - SP durante seis anos e atualmente é Diretora da Escola Estadual "Profa. Sebastiana Valdiria Pereira da Silva" que atende ao Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) na mesma cidade, desde 2004. Tem experiência em gestão escolar, formação de professores, letramento. Atualmente dedica-se a compreender as relações entre o currículo e sistemas de avaliação em larga escala na Educação e no Ensino de Matemática. 
  • Jair Lopes Junior, UNESP / Faculdade de Ciências – campus Bauru
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É docente cadastrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, área de concentração Desenvolvimento e Aprendizagem, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, área de concentração em Ensino de Ciências, ambos na UNESP/Bauru. Desenvolve atividades didáticas, de pesquisa e de orientação acadêmica relacionadas com o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares da Educação Básica, bem como sobre processos comportamentais constituintes de competências e de habilidades designadas em matrizes de referência de sistemas de avaliação educacional em larga escala.

Publicado

2016-09-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Os professores dos anos iniciais e o ensino de Ciências: uma relação de empenho e desafios no contexto da implantação de Expectativas de Aprendizagem para Ciências. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 421-448. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4380