Análise de Publicações ‘Terraplanistas’ em Rede Social: Reflexões para o Ensino de Ciências sob a Ótica Discursiva de Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u275294

Palavras-chave:

redes sociais, Terra plana, análise do discurso

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar publicações da página do Twitter de uma organização que defende abertamente que a Terra é plana e evidenciar quais são suas características formativas, bem como discutir sobre quais seriam as possíveis implicações de tal defesa para o Ensino de Ciências. A análise do discurso foi realizada a partir dos encaminhamentos apresentados por Foucault e como teorias a priori foram tomadas contribuições de Feyerabend, Latour e Stengers. Essas escolhas ocorreram pelo fato de esses aportes apresentarem pontos de vista heterodoxos sobre a produção dos conhecimentos científicos, abertos a implicações que não são apenas epistemológicas, o que possibilita discutir a complexidade cultural, social e discursiva da crença no ‘terraplanismo’. Espera-se que as considerações aqui apresentadas possam promover discussões relacionadas à temática por parte daqueles que atuam no Ensino de Ciências e, ainda, reflexões relativas à própria ética do processo científico e de seus limites.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Melo, L. W. S. de, Passos, M. M., & Salvi, R. F. (2020). Análise de Publicações ‘Terraplanistas’ em Rede Social: Reflexões para o Ensino de Ciências sob a Ótica Discursiva de Foucault. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 275–294. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u275294

Edição

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Artigos