A Mediação Didática de Textos Autorais e o Efeito-leitor na Formação Inicial de Professores de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u279302Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Leitura e escrita, Formação de professoresResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira, durante a realização de estágio supervisionado em escolas de Ensino Médio. A partir do quadro epistêmico da Análise de Discurso de vertente francesa, as posições discursivas (de professor e de aluno) foram analisadas na mediação promovida pelos licenciandos estagiários ao utilizarem seus textos autorais nas aulas de Biologia. Utilizamos como fontes de dados os projetos de docência contendo os textos autorais; diário de campo; e videogravação das aulas. Os resultados demonstram que ao considerar as posições sujeitos (autor e leitor) os estagiários envolveram os alunos na atividade de mediação e leitura de quadrinhos, estruturando suas práticas dentro de uma abordagem polêmica do discurso pedagógico. Por fim, apontamos para a área de pesquisa a pertinência de uma base discursiva em estudos sobre o papel da leitura e linguagem na Educação em Ciências e, sobretudo, que a insira como um tema relevante a ser discutido.
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