Metodologias de Ensino em Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u321353Palavras-chave:
Abordagem Metodológica, Meio Ambiente e Educação, DidáticaResumo
Com o objetivo de apresentar metodologias de ensino em Educação Ambiental desenvolvidas em pesquisas no contexto do ensino fundamental, foi realizado um estudo de revisão sistemática nas bases de dados SciELO e Redalyc, a partir do protocolo elaborado por Schiavon (2015). Como resultado, a revisão é composta por trinta artigos em seu corpus, analisados a partir da proposta operativa de Minayo (2014). Foram definidas como categorias analíticas as abordagens do ensino de Mizukami (1986) e como categorias empíricas os tipos de atividades desenvolvidas em cada pesquisa. Os resultados apresentados apontaram para o predomínio das abordagens Comportamentalista e Cognitivista, contudo, também se notou que um mesmo trabalho apresentou aspectos que se encaixam em mais de uma categoria ou subcategoria. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir para a identificação de lacunas na prática docente em Educação Ambiental no ensino fundamental e suscitar novas pesquisas relacionadas.
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