Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas

Autores

  • Adriana Gomes Dickman Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amauri Carlos Ferreira Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Neste artigo discutimos os desafios e as perspectivas dos professores no processo de ensino-aprendizagem de Física a estudantes cegos. Utilizamos o método de história oral em sua vertente temática, entrevistando alunos cegos e professores que lecionam Física para tais estudantes, em escolas regulares. As memórias de um professor vidente de Física e de um estudante cego do Ensino Médio constatam equívocos e apontam perspectivas para a prática docente. Com base nestas experiências, foi possível identificar caminhos que favorecem o aprendizado. Segundo a percepção de ambos, certos conteúdos podem ser aprendidos de forma mais eficaz se o professor modificar sua prática pedagógica, recorrendo à utilização de recursos didáticos que aproximem o estudante da realidade aprendida. Por outro lado percebemos que alguns conteúdos, como óptica, por exemplo, representam uma dificuldade maior para estudantes cegos, embora não coibindo seu aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Como Citar

Dickman, A. G., & Ferreira, A. C. (2011). Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4020

Edição

Seção

Artigos