Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas

Autores

  • Adriana Gomes Dickman Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amauri Carlos Ferreira Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Neste artigo discutimos os desafios e as perspectivas dos professores no processo de ensino-aprendizagem de Física a estudantes cegos. Utilizamos o método de história oral em sua vertente temática, entrevistando alunos cegos e professores que lecionam Física para tais estudantes, em escolas regulares. As memórias de um professor vidente de Física e de um estudante cego do Ensino Médio constatam equívocos e apontam perspectivas para a prática docente. Com base nestas experiências, foi possível identificar caminhos que favorecem o aprendizado. Segundo a percepção de ambos, certos conteúdos podem ser aprendidos de forma mais eficaz se o professor modificar sua prática pedagógica, recorrendo à utilização de recursos didáticos que aproximem o estudante da realidade aprendida. Por outro lado percebemos que alguns conteúdos, como óptica, por exemplo, representam uma dificuldade maior para estudantes cegos, embora não coibindo seu aprendizado.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4020