Ensino-Aprendizagem em Ciências de Alunos com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u2329Palavras-chave:
Diálogos com Autores e LeitoresDownloads
Referências
Becker, C., & Anselmo, A. G. (2020). Modelo social na perspectiva da educação inclusiva. Revista Conhecimento Online, 1(12), 91–108. https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1854/2457
Carneiro, R. U. C. (2012). Educação inclusiva na educação infantil. Revista Práxis Educacional, 8(12), 81–95. https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/688
Casais, J. A. C., & Araújo Neto, W. N. (24–27 de Novembro de 2015). Contribuições da semiótica para a inclusão de estudantes autistas no ensino de Ciências [Apresentação de Trabalho]. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Cavalcante, F. I., & Oliveira, R. S. (24–26 de Outubro, 2021). O ensino de química para alunos com autismo [Apresentação de Trabalho]. VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Fortaleza, Ceará.
Crochík, J. L. (2012). Educação inclusiva e preconceito: desafios para a prática pedagógica. In T. G. Miranda, & T. A. G. Filho (Orgs.), O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares (pp. 40–59). EDUFBA.
David, L., & Capellini, V. L. M. F. (2014). O ensino colaborativo como facilitador da inclusão da criança com deficiência na educação infantil. Nuances: estudos sobre Educação [online], 25(2), 189–209. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2714
Dias, A. M. (2017). A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo (síndrome de Asperger): uma proposta para o ensino de Química (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul). Repositório Institucional da UFPel. http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4051
Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. Moderna.
Melero, M. L. (2012). La escuela inclusiva: una oportunidad para humanizarnos. Revista Interuniversitaria de Formación del Professorado, 26(2), 130–162. https://www.redalyc.org/pdf/274/27426890007.pdf
Moura, T. F. A. (2020). Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192145
Vilaronga, C. A. R., & Mendes, E. G. (2014). Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos (online), 95(239), 139–151. https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dBz3F9PJFfswJXFzn3NNxTC/abstract/?lang=pt#
Rosa, M. C. S. L., & Rodrigues, P. A. A. (23–27 de Janeiro, 2017). A inclusão de crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista (TEA) por meio das ações desenvolvidas no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) [Apresentação de Trabalho]. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), São Carlos, São Paulo.
Santos, V., & Elias, N. C. (2018). Caracterização das Matrículas dos Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo por Regiões Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(4), 465–482. https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000500001
Silva, V. F. (2016). A presença de alunos autistas em salas regulares, a aprendizagem de Ciências e a Alfabetização científica: percepções de professores a partir de uma pesquisa fenomenológica (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138918
Xavier, M. F., Silva, B. Y. D., & Rodrigues, P. A. (3–6 de Julho, 2017). Ensino de Ciências inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista e o uso de sequências didáticas [Apresentação de Trabalho]. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela Gonçalves de Abreu Favacho, Neiva Caetano dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.