Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo: análise em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012

Autores

  • Leonardo Augusto Luvison Araújo UFRGS
  • Russel Teresinha Dutra da Rosa UFRGS

Palavras-chave:

ensino de evolução, livro didático, obstáculos epistemológicos.

Resumo

Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Augusto Luvison Araújo, UFRGS

Colégio de Aplicação

Russel Teresinha Dutra da Rosa, UFRGS

Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Araújo, L. A. L., & Rosa, R. T. D. da. (2015). Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo: análise em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 581–596. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4330