Jardins Sensoriais: Como Alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EaD UERJ “Enxergam” Esses Espaços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u827842

Palavras-chave:

concepções dos licenciandos, Formação de Professores, jardins

Resumo

O jardim sensorial, como ferramenta pedagógica, facilita a aprendizagem e o desenvolvimento das percepções ambientais através dos sentidos e suas interações com o meio para atender pessoas com ou sem deficiência. Contudo não existe trabalhos que relacione o entendimento dos jardins sensoriais e os alunos da Educação a distância e possíveis reverberações destes conhecimentos na formação docente. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo identificar as percepções dos licenciandos concluintes do curso de Ciências Biológicas UERJ/CEDERJ polo Magé sobre jardins sensoriais. Para tal, foi aplicado um questionário online a 35 alunos do público-alvo a fim de saber as percepções sobre o jardim sensorial e sentidos ali mais aguçados. Após, foi realizada análise de conteúdo das respostas. A maioria dos alunos entende que o jardim sensorial ativa os sentidos do corpo para percepções do ambiente por meio da interação com as plantas que compõem e que é um instrumento de inclusão para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência. Dentre as fontes de informação sobre o jardim sensorial predominam os sites/redes sociais seguidas pela universidade. O jardim sensorial do Jardim Botânico da Grande cidade sobressai como o local mais visitado pelos licenciandos pesquisados. Apesar do público pesquisado ter alguma percepção sobre o jardim sensorial, essas percepções não abrangem sua utilização na educação como um instrumento para auxiliar a práxis docente, sendo necessário que se aprofunde o debate nas formações acadêmicas.

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Biografia do Autor

Vinícius dos Santos Moraes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde (IOC – FIOCRUZ). Mestre em Geologia e Geofísica Marinha pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (DOT) – UFF (2014). Tutor presencial do curso de licenciatura plena em ciências biológicas do polo Magé (UERJ/CEDERJ). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8765-0935. E-mail: vinicius_smoraes@hotmail.com

Anderson Portugal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) – Museu Nacional - UFRJ (2019). Tutor presencial do curso de licenciatura plena em Ciências biológicas do polo Magé (UERJ/CEDERJ). Professor do ensino básico da Prefeitura Municipal de Araruama – PMA. Colaborador do laboratório de biodiversidade (NUPEC) – UERJ/FFP. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3381-1566. E-mail:andersonportugal5@gmail.com

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Marins, M. R., Moraes, V. dos S., & Portugal, A. (2023). Jardins Sensoriais: Como Alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EaD UERJ “Enxergam” Esses Espaços. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e48210, 1–16. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u827842

Edição

Seção

Artigos