A Inclusão de Estudantes no Espectro Autista em Aulas de Ciências: Uma Análise a Partir da Perspectiva Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u657684

Palavras-chave:

autismo, educação científica, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Alicerçados na Teoria Histórico-Cultural, objetivamos analisar as contribuições de intervenções em aulas de ciências no ensino de estudantes autistas em processos inclusivos. Em nossa investigação, no período de 1943 até 2022, identificamos 19 trabalhos (oito nacionais e 11 internacionais) que desenvolveram ações pedagógicas na Educação Básica em aulas de ciências com estudantes autistas em escolas comuns. A partir das contribuições dos artigos e referenciais teóricos, defendemos que a organização de atividades de estudos, em aulas de ciências, articuladas em projetos de inclusão escolar que integram o(a) estudante autista em múltiplas experiências sociais, pode se beneficiar de conhecimentos científicos como uma ferramenta importante para promover a ampliação da comunicação, com ou sem fala, e para fomentar o desenvolvimento da consciência do mundo e de si, além de aprimorar a compreensão do que significa ser autista e assumir protagonismos. Convidamos as pesquisas da área a aprofundarem e ampliarem as contribuições.

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Biografia do Autor

Joanna de Paoli, Universidade de Brasília | Secretaria de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF), Licenciada em química pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Psicomotricidade Clínica e Escolar (IEPSE), Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC-UnB) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEduC-UnB). Membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural e membro do Grupo de Estudos ?Comunidades de Aprendizagem Hiperconectada para Inclusão?. Professora com foco nos temas de autismo, inclusão e educação especial nas Pós-graduações de Educação Especial e inclusiva na perspectiva histórico-cultural (Instituto Saber), Psicopedagogia (UNIEURO), Autismo em uma perspectiva histórico-cultural (UNIEURO) e Psicomotricidade (IEPSE). Mãe do Pedrinho.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Paoli, J. de, & Machado, P. F. L. (2024). A Inclusão de Estudantes no Espectro Autista em Aulas de Ciências: Uma Análise a Partir da Perspectiva Histórico-Cultural. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e51066, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u657684

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Artigos