Sobrevivemos a Pandemia de COVID-19: Alguns Apontamentos Para Não Esquecermos
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u343348Palavras-chave:
Diálogos com Autores e LeitoresDownloads
Referências
Antunes, A., Brito, S., & Reis, N. (1986). Bichos Escrotos [Música]. In Cabeça Dinossauro. WEA.
Artaxo, P. (2020). As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos Avançados, 34(100), 53–66. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.005
Barbosa, A. T., Ferreira, G. L., & Kato, D. S. (2020). O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 13(2), 379–399. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396
Catarino, G. F. D. C., & Reis, J. C. D. O. (2021). A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação (Bauru), 27, e21033, 1–6. https://doi.org/10.1590/1516-731320210033
Couto, E. S., Couto, E. S., & Cruz, I. D. M. P. (2020). #fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, 8(3), 200–217. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
Dias, É., & Pinto, F. C. F. (2020). A Educação e a COVID-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 28(108), 545–554. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001
Di Giulio, G. M., Mendes, I. M., Campos, F. D. R., & Nunes, J. (2023). Risk governance in the response to global health emergencies: understanding the governance of chaos in Brazil’s handling of the COVID-19 pandemic. Health Policy and Planning, 38(5), 593–608. https://doi.org/10.1093/heapol/czad016
IBGE. (2023). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Freitas, A. R. R., Napimoga, M., & Donalisio, M. R. (2020). Análise da gravidade da pandemia de COVID-19. Epidemiologia e serviços de saúde, 29(2), e2020119, 1–5. https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200008
Lavor, A. D. (2022, 23 de dezembro). Amazônia sem respirar: falta de oxigênio causa mortes e revela colapso em Manaus. RADIS de Comunicação e Saúde. https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/amazonia-sem-respirar
Marcon, K. (2020). Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem?. Criar Educação, 9(2), 80–103. https://doi.org/10.18616/ce.v9i2.6047
Mattos, C. S. M. de, & Vargas, D. da S. (2023). Letramento Científico na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões e Práticas a Partir da Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 23(u), e39950, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u213240
Morais, I. M. de A., Carvalho, V. C. C. de V. L., Borges, M. V. R., Santos, R. A., Oliveira, V. M., Costa, L. H., Morais, V. E. de A., Oliveira, G. A. L. de, & Menezes, C. de S. M. (2022). COVID-19 na infância: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 11(12), e50111234228–e50111234228. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34228
Moura Sousa, C. R. (2021). A pandemia da COVID-19 e a necropolítica à brasileira. Revista de Direito, 13(1), 1–27. https://doi.org/10.32361/2021130111391
Santos, L. (1983). Como uma onda (Zen-surfismo) [Música]. In O ritmo do momento. Warner Music Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.