Aspectos Científicos Implícitos na Obra O Quinze de Rachel de Queiroz: Aplicações na Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u867890Palavras-chave:
Educação em Ciências, ciência e literatura, alfabetização científicaResumo
Em meio a uma sociedade cada vez mais rápida e efêmera, a inserção da leitura de clássicos da literatura entre os jovens é desafiadora, porém é um estímulo para o desenvolvimento de cidadãos críticos. Assim, considera-se a literatura como aliada ao processo de ensino-aprendizagem por promover o desenvolvimento cognitivo e social. Este estudo teve como objetivo identificar os aspectos científicos implícitos na obra de Rachel de Queiroz, O Quinze, para utilizá-la na educação em ciências no Ensino Médio, com vistas à alfabetização científica. Para tal, foi analisado se o livro possuía conteúdos científicos de acordo com as três esferas do conhecimento científico sistematizado, por meio da análise de conteúdo da obra. Na esfera conceitual-fenomenológica, foram identificados temas pertencentes às categorias saúde, meio ambiente e bioquímica. A esfera histórico-metodológica permite uma discussão epistemológica. Por fim, a esfera sociopolítica exibiu temas relacionados à Ciência e Sociedade. Conclui-se que a obra apresenta um extenso potencial para a educação científica.
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