Ensino na graduação e prática profissional de nutricionistas supervisoras de estágio em serviços de alimentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12346

Palavras-chave:

Alimentação coletiva, Ensino superior e prática, Estágio em Nutrição, Serviços de alimentação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar a compatibilidade entre o ensino na graduação e a prática profissional de nutricionistas supervisoras de estágio em serviços de alimentação. O trabalho foi realizado no curso de Nutrição da Universidade Federal do Pampa com as seguintes etapas: 1) Entrevista com as nutricionistas supervisoras de estágio na área de alimentação coletiva; 2) Análise dos conteúdos presentes em sete planos de ensino relacionados à área; 3) Avaliação da compatibilidade entre o ensino e a prática. Participaram quatro nutricionistas, e foi observada uma compatibilidade parcial entre os conteúdos apresentados nos planos de ensino e as atividades profissionais relatadas. Os conteúdos que não foram citados, no entanto, são exigidos por legislações profissionais. Diferentemente da prática, a abordagem teórica dos conteúdos mostrou-se mais técnica. Sugere-se, portanto, a ampliação dessa abordagem, considerando a operacionalização dos conhecimentos como forma de aproximá-los da prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Trindade Silveira, Universidade Federal de Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, RS, Brasil.

Professora no curso de Nutrição na Universidade Federal do Pampa nas áreas de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição e Deontologia. Doutora em Educação em Ciências (PPGECQVS/UFRGS), mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFRGS) e graduada em Nutrição (UFRGS). Desenvolve pesquisas na área de alimentação coletiva e ensino em Nutrição.

Karina Wermuth, Universidade Federal de Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, RS, Brasil.

Estudante de Nutrição na Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Ingrid Jesien, Universidade Federal de Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, RS, Brasil.

Estudante de Nutrição na Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

SILVEIRA, J. T.; WERMUTH, K.; JESIEN, I. Ensino na graduação e prática profissional de nutricionistas supervisoras de estágio em serviços de alimentação. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–15, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.12346. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12346. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos