v. 9 (2019)

					Visualizar v. 9 (2019)
Publicado: 07-01-2019

Editorial

  • Docência do ensino superior e cidadania o papel da sociedade na construção de direitos sociais

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15299
    Fabiana de Oliveira Bernardo
    1-4
  • Expediente

    Equipe editorial
    1-2

Artigos

  • A prática da escrita na formação inicial de professores de Química

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2482
    Judite Scherer Wenzel, Joana Laura de Castro Martins, Giulia Engroff Bratz
    1-16
  • Perspectivas de avaliação da aprendizagem dos dogmas, rituais e ritos à ética do bom senso

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2503
    Sheyla Maria Fontenele Macedo
    1-16
  • As representações sociais na disciplina de Políticas Urbanas um relato de experiência de codocência em Timor-Leste

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2539
    Vanessa Lessio Diniz
    1-15
  • A escrita acadêmica no fórum de discussão do Facebook

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2470
    Raquel Aparecida Soares Reis Franco, Maria Lúcia Castanheira
    1-20
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes apreciação docente sobre o método avaliativo

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2506
    Joice Nedel Ott, Bartira Ercília Pinheiro da Costa
    1-15
  • Uma proposta de acolhimento do estudante do Ensino Superior o ALCE

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2554
    Ana Cristina Fricke Matte, Adriane Teresinha Sartori, Daniervelin Renata Marques Pereira
    1-16
  • Utilização de simulação clínica no ensino sobre terminalidade da vida na Enfermagem relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2559
    Simone Lysakowski, Gisele Elise Menin
    1-14
  • A governança e o sequestro da avaliação docente no ensino superior mexicano

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2570
    Oscar Jorge Comas Rodríguez, María Isabel Arbesú García
    1-17
  • Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente minha experiência na disciplina de Saberes e Profissionalidade

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2544
    Ana Carolina Peixoto Medeiros
    1-12
  • Especialização em preceptoria no Sistema Único de Saúde um percurso formativo

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2588
    Graciela Soares Fonsêca
    1-14
  • As pesquisas sobre formação de professores nas reuniões nacionais da ANPEd que espaço há para a avaliação?

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2550
    Helena Rivelli de Oliveira, Diovana Paula de Jesus, Eliane Medeiros Borges
    1-15
  • Metodologias ativas as evidências da formação continuada de docentes no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2543
    Robinalva Ferreira, Marília Morosini
    1-19
  • Projeto Político Pedagógico e a formação de professores/as de Matemática projeções ideológicas para uma identidade docente

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2591
    Joais Martins Silva, Tânia Maria Goretti Donato Bazante
    1-13
  • Uma análise das concepções discentes acerca da monitoria no curso de Licenciatura em Física no IFCE

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2587
    Jonas Guimarães Paulo Neto, Nórlia Nabuco Parente, Wilton Bezerra de Fraga
    1-16
  • Metodologias ativas no ensino superior percepção de docentes em uma instituição privada do Distrito Federal

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2573
    Sandson Barbosa Azevedo, Veruska Albuquerque Pacheco, Elen Alves dos Santos
    1-22
  • Educação Física e docência universitária estado da arte das publicações em periódicos brasileiros

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2594
    Priscila Lopes, Michele Viviene Carbinatto
    1-18
  • Estágio docente no ensino superior relato de experiência no curso de Biblioteconomia da UFMG

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12203
    Ariane Barbosa Lemos
    1-18
  • Dificuldades dos professores do curso de Ciências Contábeis uma agenda de pesquisa

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12249
    Rafael Araújo Sousa Farias, Jonatas Dutra Sallaberry, Weslei Gomes de Sousa, Marcelo Machado de Freitas, Cleidson Nogueira Dias
    1-20
  • Ensino na graduação e prática profissional de nutricionistas supervisoras de estágio em serviços de alimentação

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12346
    Joice Trindade Silveira, Karina Wermuth, Ingrid Jesien
    1-15
  • Aprendizagem Baseada em Projetos relato de experiência na disciplina de Geometria Analítica

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2600
    Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Daniel Guimarães Tedesco
    1-20
  • Proposta para o desenvolvimento da lectoescritura acadêmica colaborativa mediada pelo projeto WebQuest-Wiki

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12386
    Kalinka Velasco Zárate, José Manuel Meza Cano, Elsa María Blancas Moreno
    1-19
  • Percepção de sujeitos leitores e escritores em experiência de letramento acadêmico em Direito

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.11985
    Robson Figueiredo Brito
    1-20
  • Smartphone, QR code generator e Google Forms na ensinagem do tronco encefálico em Neuroanatomia

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12059
    Luciana Maria de Morais Martins Soares, Rodrigo Farias Herculano Mendes
    1-17
  • Interdisciplinaridade e interprofissionalidade uma estratégia de ensino-aprendizagem na área de Parasitologia

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.13548
    Márcia Maria dos Santos de Moraes, Márcia Nunes Bandeira Roner, Erika Maria Sampaio Rocha, Regina Maria da Costa Smith Maia
    1-17
  • Afetividade e ensino marcas de dois professores inesquecíveis da área da Matemática

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.13490
    Ana Paula Silva Figueiredo, Sergio Antônio da Silva Leite
    1-17
  • Trajetórias docentes caminhos que se completam

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.14678
    Rose Aparecida Colognese Rech, Fatima Teresinha Lopes da Costa, Marcia Cristina Gouveia Gomes
    1-15
  • O que Cinderela e a Bela e a Fera têm a ver com a Geografia?

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12547
    Jacqueline Praxedes Almeida, Denis Rocha Calazans
    1-15
  • Percepção dos estudantes de Odontologia relacionado ao ambiente de ensino da Periodontia após reestruturação curricular

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12621
    Carla Andreotti Damante, Mariele Vertuan, Iago Amantéa Hallgren, Mariana Schutzer Ragghianti Zangrando
    1-17
  • Ensino integrado em Saúde e prática interprofissional uma experiência na graduação

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.14820
    John Victor dos Santos Silva, Claudio José dos Santos Júnior, Mara Cristina Ribeiro
    1-14
  • O mapa conceitual na formação inicial de professores percepção de futuros docentes em uma universidade pública espanhola

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.14844
    Jorge Oceja, Diego García González, Lluis Bosch Pons, David Puente Perojo
    1-21

Entrevistas

  • Avanços e desafios de acessibilidade e inclusão na UFMG Entrevista com Adriana Valladão

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15272
    Adriana Valladão; Lorena Dhom, Patrícia Nascimento Silva
    1-8

Resumos de dissertações e de teses

  • Interações de professores de Química do ensino superior com meios mediacionais história, limites e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12639
    Leandro Antonio Oliveira
    1-2
  • A formação inicial docente os usos e apropriações da fotografia como recurso educacional

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12656
    Graziella Medeiros Guadagnini
    1-2