Desafios cognitivos da representação da oferta e da demanda em gráficos elaborados por estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15867Palavras-chave:
Ensino de Economia, Estática comparativa, Erro de rotulagemResumo
Este trabalho analisa registros de representação gráfica de oferta e demanda construídos por estudantes de Engenharia, no intuito de identificar desafios cognitivos subjacentes ao ensino de Economia. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou gráficos elaborados por 47 alunos durante um exercício realizado em uma aula de Economia. Dentre os resultados obtidos, podem-se destacar a falta de familiaridade com a estática comparativa enquanto método de análise econômica e a dificuldade conceitual e gráfica inerente às distinções entre demanda e quantidade demandada, oferta e quantidade ofertada. Os resultados encontram respaldo empírico em trabalhos relacionados à literatura acerca dos desafios cognitivos subjacentes à interpretação de gráficos. Os desafios cognitivos observados referem-se a falhas de codificação, de rotulagem e de processamento de informação, por exemplo.
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