v. 10 (2020)

					Visualizar v. 10 (2020)
Publicado: 23-01-2020

Editorial

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

  • Partilhando em rede uma proposta de trocas de saberes em tempos de pandemia

    Fernanda Araujo Coutinho Campos, Ana Paula Campos Cavalcanti
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24876
  • Aspectos ergonômicos e distanciamento social enfrentados por docentes de graduações a distância durante a pandemia

    Fátima Aurilane de Aguiar Lima Araripe, Renata Vieira do Nascimento , Lydia Dayanne Maia Pantoja, Germana Costa Paixão
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24713
  • Concepções de professores dos cursos de Química sobre as atividades experimentais e o Ensino Remoto Emergencial

    Francislainy Natália da Silva, Raniele Aparecida da Silva, Giovanna de Amorim Renato, Rita de Cássia Suart
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24727
  • Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19

    Líllian Franciele Silva Ferreira, Vanessa Maria Costa Bezerra Silva, Keity Elen da Silva Melo, Ana Carolina Beltrão Peixoto
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761
  • Desafios docentes em tempos de isolamento social estudo com professores do curso de Ciências Contábeis

    Jonatas Dutra Sallaberry, Edicreia Andrade dos Santos, Gabriel Cunha Bagatoli, Paola Christina Mas Lima, Bárbara Rocha Bittencourt
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774
  • Relato de experiência no Projeto Gestão de Políticas Públicas Informadas por Evidências desafios na pandemia

    Sueli Fatima Sampaio, Regina Elizabeth Lourenço Cabral Souza, Ana Maria Valle Rabello, Renata Lemos Petta, Silvio Fernandes da Silva, André Vinicius Batista de Assis
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24728
  • A universidade e a atividade docente desafios em uma experiência pandêmica

    Sabrina Helena Ferigato, Ricardo Rodrigues Teixeira, Maria Claudia Bullio Fragelli
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24738
  • Estratégias do Departamento de Odontologia Restauradora para capacitação de seu corpo docente diante da pandemia

    Patricia Valente Araújo, Hugo Henriques Alvim, Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, Maria Elisa de Souza e Silva, Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24770
  • Cursos da Saúde integração e responsabilidade social no enfrentamento da pandemia

    Cristina Gonçalves Alvim, Adriane Mesquita de Medeiros , Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, Cristina Mariano Ruas, Ênio Lacerda Vilaça, Erika Lourenço, Fabiane Ribeiro Ferreira , Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni , Luciene das Graças Mota, Maria Gabrielle de Lima Rocha, Maria José Nunes de Paiva, Paula Maria Machado Arantes, Rita de Cássia Ribeiro, Rosangela Gomes da Mota de Souza , Sônia Maria Nunes Viana , Taciana de Figueiredo Soares
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24767
  • Ensino Remoto Emergencial em um curso de Medicina avaliação do trabalho docente na perspectiva discente

    Rodolffo da Silva Fossa, André Campos Benedetti, Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves, Rinaldo Henrique Aguilar da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24654
  • A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior

    Camila Alves Fior, Maria José Martins
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24742
  • Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia

    Guilherme Matheus Langa, Alexsandro Ferreira Guimarães, Héllen Teixeira Vargas, Marilene Porawski, Lucila Ludmila Paula Gutierrez
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24736
  • Estilos de aprendizagem e hierarquia de necessidades no planejamento educacional remoto em tempos de pandemia

    Igor Iuco Castro-Silva, Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Lana Karine Araújo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24677
  • Mindsets, produção de conteúdo educacional e ensino em tempos de pandemia

    Jouhanna do Carmo Menegaz
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24510
  • Formação de professores no período pandêmico (im)possibilidades de ações e acolhimento no curso de Geografia da UFT/Araguaína

    Vanessa Lessio Diniz, Roberto Antero da Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24711
  • Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais em período de pandemia

    Maria Claudice Rocha Almeida
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24827
  • Relatos de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da formação em tempos de pandemia

    Fernanda Garcia de Almeida, Viviane Arrigo, Fabiele Cristiane Dias Broietti
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24732
  • Formação inicial de professores na pandemia de COVID-19 estudo de caso sobre Cartografia Escolar

    Andrea Coelho Lastória, Thais Angela Cavalheiro de Azevedo Morandini , Francislaine Soledade Carniel , José Faustino de Almeida Santos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24720
  • Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto

    Antonio Carlos Gil, Arquimedes Pessoni
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24493
  • Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem relato em tempo de pandemia

    Filomena Adelaide de Matos, Emília Costa
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24719
  • Docência superior e ensino remoto relatos de experiências numa instituição de ensino superior privada

    Judilma Aline de Oliveira Silva, Daniele Antunes Rangel, Itamar Antônio de Souza
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24717
  • “Planeta das cores” as faces de um projeto digital

    Ana Leitão, Ana Paula Pereira, Cristina Gonçalves, Fernando L. Santos, Rosa Helena Nogueira, Sofia Rézio, Zélia Torres
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24714
  • Docência universitária durante a pandemia da COVID-19 um olhar do Chile

    Felipe Andres Zurita Garrido
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24777
  • Núcleo Docente Estruturante da Enfermagem da UFMG da criação aos tempos da pandemia da Covid-19

    Márcia dos Santos Pereira, Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni, Eunice Francisca Martins, Lívia Cozer Montenegro, Meiriele Tavares Araújo, Barbara Maximino Rezende, Ludmila Rodrigues Pinto Ferreira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23903

Artigos

  • Experiência de uma disciplina da Odontologia da UFMG na Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão

    Lia Silva de Castilho, Ênio Lacerda Vilaça, Daniel Marques Leão, Laisa Dornelas Moreira , Bruno Pereira dos Reis Santos, Danilo Rocha Dias
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23856
  • “Uma aula diferente” um caso de introdução de atividades interativas no ensino da Ciência Política

    Pedro Silveira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24042
  • Saberes construídos na experiência e formação docente

    Rafaelly Galindo dos Santos Pereira, Renata de Oliveira Cartaxo, Herika de Arruda Mauricio, Pedro Henrique Sette-de-Souza
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21722
  • Para licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica o que é formação de professores?

    Ana Paula Moreira, Marinez Meneghello Passos
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23813
  • Relato de experiência em Biblioteconomia estágio supervisionado docente da pós-graduação

    Paulo Marcelo Carvalho Holanda
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21934
  • Formação do fisioterapeuta para o cuidado no contexto da atenção psicossocial

    Jean Bizarro, Eliara Ten Caten Martins
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23959
  • Potencialidades e desafios de um estágio curricular obrigatório em Fisioterapia percepções de um estagiário

    Erivaldo Santos de Lima
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21257
  • Formação docente, extensão popular e o terceiro espaço de Zeichner a experiência do projeto EEFD Baixada

    Renato Sarti
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20292
  • Avaliação da aprendizagem perspectiva de professores e alunos da Universidade Federal de Uberlândia

    Naiara Sousa Vilela, Geovana Ferreira Melo, Marlei José de Souza Dias
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19866
  • Enfermagem e docência percepções de acadêmicos sobre o ensino de Enfermagem e a prática pedagógica

    Géssyca Cavalcante de Melo, Maria do Socorro Ferreira dos Santos, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Valquiria Farias Bezerra Barbosa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20716
  • Atividades práticas em Centros de Atenção Psicossocial como estratégia na formação de estudantes de Enfermagem

    John Victor dos Santos Silva, Ronildo Alves dos Santos
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20051
  • O currículo nos mestrados acadêmicos de Administração na região Sul do Brasil crítica à formação do docente de Administração

    Rosely Cândida Sobral, Tamara Cardoso André
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19920
  • Mudanças no perfil dos estudantes da UFMG desafios para a prática docente

    Bréscia França Nonato, Cláudio Marques Martins Nogueira, Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Shirley Torres de Lima Otoni
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20463
  • Abordagem ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Desenho Técnico uma experiência em Engenharia

    Sara Carolina Soares Guerra Fardin
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16211
  • Emprego de videoaulas no ensino-aprendizagem da disciplina de Técnica Dietética

    Wanessa Terra Oliveira, Tiago Vicença, Virginia Souza Santos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20179
  • A prova prática-oral estruturada é comparável ao exame clínico objetivo estruturado na avaliação de micro-habilidades clínicas?

    Flávia Soares de Matos, Antonio Toledo Jr
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19242
  • A educação de jovens e adultos no contexto da formação de professores de Biologia

    Rones de Deus Paranhos, Lucas Martins de Avelar, Cristina da Costa Krewer Mascioli, Simone Sendin Moreira Guimarães
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20389
  • Aprendizagem baseada em problemas como método de ensino na formação médica

    Maylon Wellik dos Santos Carvalho, Wellen Zane Nunes Andrade, Isaac Farias Cansanção, Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Iukary Oliveira Takenami
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19801
  • Responsabilidade social universitária na formação de professores relação teoria-prática no Programa Institucional de Iniciação à Docência

    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19721
  • Prática docente a distância relato de experiência na orientação de TCC

    Patrícia Nascimento Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20214
  • Potencialidades e desafios da metodologia ativa na perspectiva dos graduandos de Medicina

    Juliana Terra Ribeiro, Natália Mariana Diógenes Silva de Albuquerque, Tania Inessa Martins de Resende
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19233
  • Imersão na realidade rural como metodologia de ensino a experiência da disciplina Vivência em Agricultura Familiar

    Daniela Aparecida Pacífico, William Douglas Bolzan, Edimar Luiz Rode, Mayara Breskovit Blasius
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15914
  • Contextualização histórica dos conceitos de emaranhamento quântico e não-localidade um estudo piloto

    Rafaelle da Silva Souza, Indianara Lima Silva, Elder Sales Teixeira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15992
  • Metodologia do discurso do sujeito coletivo na avaliação das contribuições de um projeto de extensão universitária

    Lucas Soares Santos, Claudio José dos Santos Júnior, Maria Rosa da Silva, Sandra Adriana Zimpel
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16197
  • Método Team Based Learning no ensino e aprendizagem de Química Inorgânica aplicada uma visão sócio-interacionista

    Bárbara Sprocati, Gustavo Bizarria Gibin, Ana Maria Pires
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15216
  • Sala de aula espaço de invenção de uma utopia possível

    Francisco André Silva Martins, Clifton Arllen Gomes Fernandes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15995
  • Pedagogia universitária a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior

    Marco Paulo Maia Ferreira, Gustau Olcina-Sempere
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15837
  • Revisão de conteúdos do ensino médio aplicados à Bioquímica uma experiência contra evasão e retenção

    Christyan Lemos Bergamaschi, Lucas Soares Batista, Emerson Campos Gonçalves, Rita Gomes Wanderley Pires, Cristina Martins e Silva, Joselito Nardy Ribeiro, Juliana Barbosa Coitinho
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15379
  • O estágio supervisionado em Educação Infantil e a formação docente em Educação Física

    Rodrigo Lema Del Rio Martins, Luiza Fraga Tostes, André da Silva Mello
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15181
  • Uso do lúdico no ensino de rotas bioquímicas

    Martha Elisa Ferreira de Almeida, José Antônio de Souza Cruz Ramos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15155
  • Desafios cognitivos da representação da oferta e da demanda em gráficos elaborados por estudantes universitários

    Ruth Margareth Hofmann
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15867
  • Introdução no ensino do conceito de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Moa

    Juan Manuel Montero Peña, Hernando Hernández Pérez, Andre Afonso Bambi
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.14969
  • A preceptoria em saúde em diferentes cenários de prática

    Simone Rennó Junqueira, Fatima Correa Oliver
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.13483
  • Um chefão no ensino superior olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais

    Arthur Marques de Oliveira, Silvana Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.14942
  • Trabalho docente em universidades públicas brasileiras e adoecimento mental uma revisão bibliográfica

    Taís Campos, Renata Meira Véras, Tânia Maria de Araújo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15193
  • Reflexões sobre a prática da interdisciplinaridade através da metodologia Project Based Learning um estudo de caso no ensino de Engenharia

    Waydja Cybelli Cavalcanti Correia, Gilvaneide Ferreira Oliveira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.13597
  • Percepção de discentes de Fisioterapia sobre sua formação acadêmica em saúde mental

    Murillo Nunes de Magalhães, Mara Cristina Ribeiro, Sr.ª
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.14800
  • Relatos de experiência de inserção de tecnologias digitais no ensino de Engenharia

    Ana Brandão Belisário, Débora Goulart Faria, Diego Henrique de Souza Chaves, Gustavo Matheus de Almeida, Marcelo Cardoso
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15139

Artigos de opinião

  • O contrato didático na aula universitária

    Maiza Taques Margraf Althaus, Viviane Aparecida Bagio, Denise Puglia Zanon
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16209

Entrevistas

  • Desafios em tempos de pandemia reflexões da professora Gabrielle Oliveira sobre educação e desigualdades

    Gabrielle Oliveira, Júlia Quintaneiro Mota, Daniel Santos Braga
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.25682
  • O exame clínico objetivo estruturado no curso de Fisioterapia o olhar do professor

    Érica de Matos Reis Ferreira, Fabiane Ribeiro Ferreira, Paula Maria Machado Arantes de Castro, Daniela Virgínia Vaz
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15084

Resumos de dissertações e de teses

Resenhas

  • Resenha do livro “O cérebro aprendiz – neuroplasticidade e educação”

    Viviane Aparecida Carvalho de Morais, Flávia Lage Pessoa da Costa
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21931