Relato de experiência da disciplina “Seminários de Docência”, do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1971

Palavras-chave:

Ensino de Engenharia, Formação de professores, Moodle

Resumo

O presente artigo é o relato da experiência da disciplina “Seminários de docência”, oferecida aos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e realizada entre setembro e dezembro de 2010. Trata-se de uma descrição das ações que resultaram em uma experiência enriquecedora para todos os participantes, docentes e discentes. Indicamos, primeiramente, os critérios escolhidos e as decisões tomadas na preparação deste trabalho, atentando para os objetivos propostos e a bibliografia indicada para apoiar seu cumprimento. Em seguida, analisamos as ferramentas utilizadas como suporte para as aulas e apresentamos a dinâmica e o conteúdo dos encontros. Por fim, tecemos considerações quanto ao êxito da empreitada, avaliando os desempenhos docente e discente ao longo da disciplina. As simulações práticas e debates realizados em sala de aula serviram ao propósito de gerar reflexão sobre a formação em Engenharia tal como é concebida atualmente, estimulando a crítica a essa formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Dwek, Institut Polytechnique de Grenoble, Grenoble, França.

Doutorando pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, França. Formado em Engenharia de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Engenharia Química pela École Nacionale Supérieure de Chimie de Lille (França). Mestrado em Engenharia de Produção pela Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEP/COPPE/UFRJ). Doutorando do grupo de Eco-Design do laboratório G-SCOP no Grenoble Institut National Polytechnique, na França.

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/ UFRJ. Graduou-se em Administração de Empresas na PUCRio, em 2000, e, em seguida, cursou o MBA de Marke ng no IAG/PUC-Rio. Obteve o título de mestre em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ, em 2006. Defendeu, em julho de 2014, a tese de doutorado, na COPPE/UFRJ. Trabalhou em empresa de consultoria e gestão patrimonial e ministrou as disciplinas Administração Financeira, Filosofi a da Administração, Comportamento Organizacional e Seminários de Docência.

Michel Jean-Marie Thiollent, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Atualmente é professor-adjunto do Programa de PósGraduação em Administração da Unigranrio (PPGA). Exprofessor-associado 3 (aposentado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE. Tem experiência na área de Estudos Organizacionais e Metodologia de Pesquisa Qualita va, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa-ação, cooperação, métodos de pesquisa e de extensão

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

DWEK, M.; MOTTA, A. C. de G. D.; THIOLLENT, M. J.-M. Relato de experiência da disciplina “Seminários de Docência”, do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 37-66, 2015. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.1971. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1971. Acesso em: 20 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos