Considerações sobre a participação de docentes universitários em bancas examinadoras
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1994Palavras-chave:
Docente universitário, Orientação, Trabalhos científicos, Bancas examinadorasResumo
Discute o fazer do docente universitário e suas formas de atuação, tendo como foco o papel do orientador e sua participação no processo de orientação, que culmina com o momento da defesa dos trabalhos acadêmicos de graduação e de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, e sua participação em bancas examinadoras. Levanta questões como o papel e a função dos membros dessas bancas, destacando aspectos como responsabilidade e contribuição que se espera dos mesmos para a qualidade dos trabalhos. Cita a importância do compromisso que deve ser assumido diante do examinando e dos outros membros das bancas, além das etapas a serem seguidas na avaliação. Aborda aspectos como ética e relacionamento interpessoal entre professores que participam de bancas.
Downloads
Referências
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 6.ed. São Paulo: Ática, 1995.
MAZILLI, Sueli. Orientação de dissertações e teses: em que consiste? Araraquara: Junqueira & Marin E.,2009. 136p.
PAGANELLI, Celso Jefferson Messias. A função da banca examinadora. Âmbito jurídico.com.br, o seu portal jurídico na internet.v. 14, n.93, out.2011 < Disponível em: www.ambito-juridico.com.br/site > Acesso em 16 de abril de 2013.
VASCONCELOS, Maura Marita Morita. A formação do docente universitário sob o prisma da ética. Tese de doutorado. < Disponível em: www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/752_496.pdf> Acesso em 16 de abril de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).