Considerações sobre a participação de docentes universitários em bancas examinadoras

  • Madalena Martins Lopes Naves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Docente universitário, Orientação, Trabalhos científicos, Bancas examinadoras

Resumo

Discute o fazer do docente universitário e suas formas de atuação, tendo como foco o papel do orientador e sua participação no processo de orientação, que culmina com o momento da defesa dos trabalhos acadêmicos de graduação e de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, e sua participação em bancas examinadoras. Levanta questões como o papel e a função dos membros dessas bancas, destacando aspectos como responsabilidade e contribuição que se espera dos mesmos para a qualidade dos trabalhos. Cita a importância do compromisso que deve ser assumido diante do examinando e dos outros membros das bancas, além das etapas a serem seguidas na avaliação. Aborda aspectos como ética e relacionamento interpessoal entre professores que participam de bancas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madalena Martins Lopes Naves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Biblioteconomia pela UFMG (1976), Mestre em Ciência da Informação na EB/UFMG (1993) e Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/ECI/UFMG (2000). Professora da área de organização e tratamento da informação. Área de interesse: Indexação e Análise de assunto.

Referências

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 6.ed. São Paulo: Ática, 1995.

MAZILLI, Sueli. Orientação de dissertações e teses: em que consiste? Araraquara: Junqueira & Marin E.,2009. 136p.

PAGANELLI, Celso Jefferson Messias. A função da banca examinadora. Âmbito jurídico.com.br, o seu portal jurídico na internet.v. 14, n.93, out.2011 < Disponível em: www.ambito-juridico.com.br/site > Acesso em 16 de abril de 2013.

VASCONCELOS, Maura Marita Morita. A formação do docente universitário sob o prisma da ética. Tese de doutorado. < Disponível em: www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/752_496.pdf> Acesso em 16 de abril de 2013.

Publicado
2013-10-15
Como Citar
NAVES, M. M. L. Considerações sobre a participação de docentes universitários em bancas examinadoras. Revista Docência do Ensino Superior, v. 3, p. 13-20, 15 out. 2013.
Edição
Seção
Artigos

Most read articles by the same author(s)