Abordagens metodológicas no contexto da educação superior
vivências no ensino de microbiologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2007Palavras-chave:
Microbiologia, Aulas práticas, Novas metodologiasResumo
O presente artigo trata do compartilhamento de práticas de ensino relativas ao trabalho realizado na disciplina de Microbiologia, no contexto de cursos de graduações em Ciências da Saúde em instituições de ensino superior, públicas e privadas, mediadas por metodologias consideradas significativas para a construção de conhecimento discente e para o enriquecimento das abordagens metodológicas utilizadas no desenvolvimento da referida disciplina. Serão compartilhadas as seguintes experiências: a) oferta de material para subsidiar a condução das aulas práticas, que estimule o raciocínio lógico e a investigação mais detalhada; b) contato, durante as aulas práticas, com amostras clínicas advindas de laboratórios e hospitais, tornando assim a aula mais atrativa e contextualizada em consonância com o mercado de trabalho do futuro profissional; c) propostas de atividades extensionistas, como atividades extraclasse que resultem em comunicação (acadêmica) e publicação de trabalhos em eventos científicos. Com base nesses objetivos, a seguir, serão descritas experiências vivenciadas no ensino de Microbiologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).