Abordagens metodológicas no contexto da educação superior

vivências no ensino de microbiologia

Autores

  • Camila Henriques Coelho Faculdade de Minas (FAMINAS - BH), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7885-9996
  • Camila Martins Silveira Pacheco Faculdade de Minas (FAMINAS - BH), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Thatiane Santos Ruas Faculdade de Minas (FAMINAS - BH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2007

Palavras-chave:

Microbiologia, Aulas práticas, Novas metodologias

Resumo

O presente artigo trata do compartilhamento de práticas de ensino relativas ao trabalho realizado na disciplina de Microbiologia, no contexto de cursos de graduações em Ciências da Saúde em instituições de ensino superior, públicas e privadas, mediadas por metodologias consideradas significativas para a construção de conhecimento discente e para o enriquecimento das abordagens metodológicas utilizadas no desenvolvimento da referida disciplina.  Serão compartilhadas as seguintes experiências: a) oferta de material para subsidiar a condução das aulas práticas, que estimule o raciocínio lógico e a investigação mais detalhada; b) contato, durante as aulas práticas, com amostras clínicas advindas de laboratórios e hospitais, tornando assim a aula mais atrativa e contextualizada em consonância com o mercado de trabalho do futuro profissional; c) propostas de atividades extensionistas, como atividades extraclasse que resultem em comunicação (acadêmica) e publicação de trabalhos em eventos científicos. Com base nesses objetivos, a seguir, serão descritas experiências vivenciadas no ensino de Microbiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Henriques Coelho, Faculdade de Minas (FAMINAS - BH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Biomedicina (2007), mestrado em Ciências pela USP-Ribeirão Preto (2009), MBA em Gestão Acadêmica e Universitária (2013) e doutorado na UFMG (2015). Foi professora de Microbiologia na Faculdade Finom (2009-2011) e de Parasitologia e Parasitologia Clínica na FAMINAS (2011-2015). Foi professora substituta de Bacteriologia Clínica na Universidade Federal de Ouro Preto (2011). 

Camila Martins Silveira Pacheco, Faculdade de Minas (FAMINAS - BH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2005), especialização em Microbiologia com ênfase em saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerias (2008), doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerias (2012).

Thatiane Santos Ruas, Faculdade de Minas (FAMINAS - BH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Pedagoga pela UEMG, possui especialização lato sensu em Gestão de Poíticas Sociais pela PUC-MG e em Educação Profissional Técnica integrada a Educação Básica na modalidade de EJA- PROEJA, pelo CEFET-MG, é mestra em Educação Tecnológica pela mesma instituição. Atua como docente em cursos de graduação na FAMINAS-BH e na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. 

Downloads

Publicado

15-10-2012

Como Citar

COELHO, C. H.; PACHECO, C. M. S.; RUAS, T. S. Abordagens metodológicas no contexto da educação superior: vivências no ensino de microbiologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 2, p. 3–13, 2012. DOI: 10.35699/2237-5864.2012.2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2007. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos