A informática em questão no ensino a distância

o caso do curso “Educação e Saúde na Escola” (ESE)

Autores

  • Antônio Artur de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Douglas Rafael Moreira Université du Québec, Quebec, Canadá.
  • Daniele Oliveira Xavier Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1735-9939
  • Alexandre Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6835-1155

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2018

Palavras-chave:

Educação a distância, Processo seletivo, Perfil dos candidatos e alunos, Conhecimentos básicos de informática

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de conhecimento dos candidatos que participaram do processo de seleção para um curso a distância de 210 horas. Um total de 146 candidatos realizou o exame de admissão de Computação Básica e 130 foram aprovados. O objetivo da análise foi verificar se o conhecimento em informática teve qualquer influência sobre o desempenho do aluno no curso. A análise foi mais focada nos 45 alunos que concluíram o curso. As notas do exame de seleção foram comparadas com a média das notas finais dos seis módulos lecionados. Além disso, estatísticas descritivas foram realizadas, classificando os dados por sexo, idade, área de graduação e ocupação. Verificou-se que não há correlação entre o domínio em informática e o desempenho no curso como um todo. Constatou-se também que a idade não influenciou o desempenho no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Artur de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1987, mestre em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1990, e doutor em Management Science pela Universidade de Lancaster em 1995, na Inglaterra. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutor em Finanças pela Universidade de Grenoble, na França, em 2017.

Douglas Rafael Moreira, Université du Québec, Quebec, Canadá.

Doutorando em Engenharia Mecânica pela Université du Québec - École de Technologie Superièure (2014). Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2010), atuando nos seguintes temas: Inteligência Artificial (Machine Learning e Swarm Intelligence), Probabilidade e Estatística Aplicada, Modelagem probabilística de Riscos Operacionais e Ocupacionais em Mineração Subterrânea, Atuária, Resseguros, Modelagem probabilística de Sistemas de Saúde, Produtividade e Eficiência. 

Daniele Oliveira Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda e Mestre em Administração/Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Graduada em Ciências Contábeis pela UFMG. Participante do Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC) da UFMG.

Alexandre Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor em Educação (USP), mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG), pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF, pós-graduado em História e Culturas Políticas pela UFMG, pós-graduado em Educação Empreendedora pela UFSJ, pós-graduado em Educação Profissional Integ. a Ed. Bás. na Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG), bacharel Licenciado em História pela PUC-Minas.

Downloads

Publicado

2011-10-15

Como Citar

SOUZA, A. A. de; MOREIRA, D. R.; XAVIER, D. O.; SOARES, A. G. A informática em questão no ensino a distância: o caso do curso “Educação e Saúde na Escola” (ESE). Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 1, p. 24–33, 2011. DOI: 10.35699/2237-5864.2011.2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2018. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos