Uma metodologia de ensino para disciplinas de laboratório didático

Autores

  • Antônio Carlos de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Leonardo Gabriel Diniz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6994-2045
  • Júlio César Costa Campos Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2025

Palavras-chave:

Laboratório, Física, Engenharia, Metodologia, Didática

Resumo

Este trabalho propõe alterações na metodologia tradicionalmente adotada em disciplinas experimentais de Física e Engenharia. Baseada em experiências vivenciadas pelos autores na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a metodologia apresentada visa a um caráter mais investigativo nas aulas práticas, cujo principal objetivo pode ser enquadrado na busca por um ensino por competências. A fim de proporcionar uma base ao aluno iniciante nos cursos de laboratório, é discutida a necessidade de criação de uma disciplina introdutória, que vem sendo oferecida pela UFMG desde o primeiro semestre de 2011. A partir do segundo semestre de 2011, essa disciplina também vem sendo ofertada pela UFV, em sistema de videoconferência. Está sendo desenvolvido um projeto-piloto de virtualização dessa disciplina, a fim de disponibilizá-la via Internet para outras instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FEG/UNESP (1982). Mestrado em Engenharia Mecânica na área de Térmica e Fluidos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1990). Doutorado em Engenharia Mecânica na Área de Térmica e Fluidos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999). Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFMG (2000-2004). Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG.

Leonardo Gabriel Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui Doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Realizou estágio científico na Université de Reims Champagne-Ardenne (FRA). É Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com atuação na área de Física Atômica e Molecular e em atividades de ensino e divulgação científica de Astronomia.

Júlio César Costa Campos, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1991), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Pós-doutorado em Engenharia Mecânica pela UFRJ-COPPE (2014). Atualmente é Prof. associado do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

15-10-2011

Como Citar

ANDRADE, A. C. de; DINIZ, L. G.; CAMPOS, J. C. C. Uma metodologia de ensino para disciplinas de laboratório didático. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 1, p. 128–144, 2011. DOI: 10.35699/2237-5864.2011.2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2025. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos