Uma metodologia de ensino para disciplinas de laboratório didático
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2025Palavras-chave:
Laboratório, Física, Engenharia, Metodologia, DidáticaResumo
Este trabalho propõe alterações na metodologia tradicionalmente adotada em disciplinas experimentais de Física e Engenharia. Baseada em experiências vivenciadas pelos autores na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a metodologia apresentada visa a um caráter mais investigativo nas aulas práticas, cujo principal objetivo pode ser enquadrado na busca por um ensino por competências. A fim de proporcionar uma base ao aluno iniciante nos cursos de laboratório, é discutida a necessidade de criação de uma disciplina introdutória, que vem sendo oferecida pela UFMG desde o primeiro semestre de 2011. A partir do segundo semestre de 2011, essa disciplina também vem sendo ofertada pela UFV, em sistema de videoconferência. Está sendo desenvolvido um projeto-piloto de virtualização dessa disciplina, a fim de disponibilizá-la via Internet para outras instituições de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).