Aprimoramento e atualização dos materiais da disciplina de Bromatologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2026Palavras-chave:
Bromatologia, Material Didático, Nutrição AnimalResumo
As atividades do Programa Especial de Graduação na área de Bromatologia objetivaram confeccionar um mostruário de alimentos e um herbário de plantas do cerrado. Através do mostruário, foi apresentado aos alunos alimentos e componentes utilizados pelas indústrias produtoras de ração animal e, através do herbário, foram disponibilizadas exsicatas de plantas nativas e tradicionais de interesse forrageiro. A confecção do mostruário e do herbário despertou grande interesse nos alunos e contribuiu para a conscientização da importância do desenvolvimento de uma agropecuária baseada na sustentabilidade e no conhecimento da realidade das populações locais. Além do mostruário e do herbário, foram desenvolvidas atividades visando melhorar a disponibilização de material didático para consulta dos discentes, sendo reestruturada uma “Apostila Teórica” e confeccionada uma “Apostila de Práticas”, que melhoraram a dinâmica da aula e proporcionaram maior embasamento aos alunos para futuras disciplinas como Nutrição de Ruminantes e Nutrição de Não Ruminantes.
Downloads
Referências
KLINK, C. A.; MACHADO, R. A conservação do cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1. n. 1, p. 147-155, jul. 2005. Disponível em: . Acesso em: 1 jan. 2007.
MENDONÇA, R. J. et al. Flora vascular do cerrado. In: SANO, S.; e ALMEIDA, S. (Ed.). Cerrado: ambiente e flora. Planaltina: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1998. p. 288-556.
PESSOA, M. S. et al. Digestibilidade dos nutrientes da casca de pequi (Caryocar brasiliensis Camb.) para Tilápias do Nilo. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ZOOTECNISTAS, 2009, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: Zootec, 2009.
CD-ROM. RUFINO, L. M. et al. Efeitos da inclusão de torta de macaúba sobre a população de protozoários ruminais de caprinos.Revista Brasileira de Zootecnia, v. 40, n. 4, p. 899-903, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).