Saberes necessários à prática docente no ensino superior

olhares dos professores dos cursos de bacharelado

Palavras-chave: Saberes docentes, Docência no ensino superior, Profissionalidade

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa que focou a articulação da experiência docente com o saber ensinar dos professores dos cursos de bacharelado no ensino superior, considerando sua concretização na prática profissional dos entrevistados. Os cursos envolvidos foram: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação e Sistemas de Informação, todos de uma instituição privada do Ceará. O interesse foi discutir acerca dos saberes docentes e profissionais dos professores do ensino superior que não tinham formação formal para ensinar e acerca das percepções deles sobre os saberes necessários à docência. Com fundamento na abordagem qualitativa e utilização de pesquisa colaborativa como instrumento de formação docente, foram realizados entrevistas e encontros formativos. Neste texto, serão apresentados dados coletados em entrevistas semiestruturadas, que apontam os saberes necessários à prática, conforme os olhares dos professores. Destaca-se a junção da pesquisa com a formação como mecanismo de desenvolvimento profissional. As análises apontaram que os saberes são advindos dos percursos pessoal, acadêmico e profissional, e a mobilização desses saberes vai sendo tecida por meio de troca de experiências entre os pares e com os estudantes, indicando a efetiva profissionalidade à medida que se reconstroem saberes inerentes à profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Rosa Lacerda, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicologia Educacional pela PUC Minas. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora de Gestão dos Processos Educacionais no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UECE. Pesquisa nas áreas de docência do ensino superior, formação, prática de ensino e didática.

Referências

ANDRÉ, M.; SIMÕES, R. H. S.; CARVALHO, J. M. et. al. Estado da Arte da formação de professores no Brasil.Educação & Sociedade. Campinas, ano XX, n. 68, p. 301-309, dez. 1999.

BRASIL Ministério da Educação. INEP. Relatório técnico do cadastro dos docentes do ensino superior. Brasília, 2014.

______.Plano Nacional de Pós-Graduação – 2005-2010. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2015.

COSTA, M. C. V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulima, 1995.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2005.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

GERVAIS, F.; LOIOLA, F. A. cognição situada e a formação prática para o ensino.Educação em Debate, Fortaleza, n. 39, p. 15-25, 2000.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In: SACRISTÁN, J. G. PEREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica – Primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1994.

TARDIF, M. et al. Os professores face ao saber. Teoria e Educação, n. 4. Porto Alegre: Pannômica, 1991.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

THERRIEN, Â. T. S. Trabalho docente: uma incursão no imaginário social brasileiro. São Paulo: Educ, 1998.

VEIGA, I. P. A. O cotidiano da aula universitária e as dimensões do projeto político-pedagógico. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2005. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Publicado
2016-01-07
Como Citar
LACERDA, C. R. Saberes necessários à prática docente no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 79-100, 7 jan. 2016.
Seção
Artigos