A interdisciplinaridade e o uso das TIC em políticas públicas

relato de experiência de metodologia acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2061

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, TIC, Políticas públicas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o trabalho interdisciplinar que integrou as disciplinas “Políticas Públicas, Gestão Social e Desenvolvimento Local” e “Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)” do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA/MG. A partir dessa experiência, pretende-se discutir a importância da interdisciplinaridade, entendida como fundamental para a construção de uma abordagem expandida, em contraposição à concepção fragmentada do conhecimento. Para tanto, apresentam-se inicialmente as origens das discussões acerca da interdisciplinaridade e, em seguida, o relato da experiência. A intenção é tratar a perspectiva interdisciplinar como possibilidade de interação entre áreas distintas, que conduz à reflexão recíproca e à ampliação da produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilene Gonçalves Quaresma, Centro Universitário (UNA), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG), com especialização em Gestão Escolar pela Newton Paiva e graduação em Pedagogia pela UFMG. Atualmente é professora no curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, no qual orienta e desenvolve pesquisas de caráter interdisciplinar e sobre os aspectos pedagógicos da formação no mestrado profissional. 

Claudio Marcio Magalhães, Centro Universitário (UNA), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor em Educação, mestre em Comunicação Social, jornalista, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA.

Alexandra Nascimento Passos, Centro Universitário (UNA) e Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com bacharelado e licenciatura em História pela PUC Minas, mestre em Ciências Sociais pela PUC-Minas. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-Minas. Atualmente leciona no Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local no Centro Universitário UNA e no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH).

Downloads

Publicado

23-05-2016

Como Citar

QUARESMA, A. G.; MAGALHÃES, C. M.; PASSOS, A. N. A interdisciplinaridade e o uso das TIC em políticas públicas: relato de experiência de metodologia acadêmica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 37–56, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2061. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2061. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos