Enfermagem e docência

percepções de acadêmicos sobre o ensino de Enfermagem e a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20716

Palavras-chave:

Educação, Ensino superior, Ensino de Enfermagem, Prática pedagógica

Resumo

A atuação de enfermeiros na docência vem sendo ampliada como espaço de trabalho. Assim, o mercado espera desses profissionais um domínio de saberes técnicos e pedagógicos. Este estudo teve como objetivos descrever uma proposta de intervenção de ensino em Saúde realizada com acadêmicos e analisar suas percepções acerca da docência na área de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa-ação descritiva e qualitativa realizada com 38 acadêmicos. Utilizou-se o ATLAS.ti 8.0 para codificação dos dados coletados à luz da análise de Bardin. Na percepção dos participantes sobre o enfermeiro docente, destacou-se o papel que esse profissional presta, especialmente no processo de construção da aprendizagem e no desenvolvimento das áreas de Educação e Saúde. Ele foi percebido pelo domínio de conteúdo aprimorado pela experiência e por características que denotam a competência do professor. Além disso, a qualificação deste é notada como fundamental na formação de sujeitos crítico-reflexivos. Esta pesquisa-ação aponta para a importância do debate da formação pedagógica para além dos conteúdos trabalhados na graduação.

Biografia do Autor

  • Géssyca Cavalcante de Melo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

    Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Possui graduação (2013) e mestrado em Enfermagem (2015) pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas (2017). Professora assistente do curso de Enfermagem da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas e enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió/Alagoas.

  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió, AL, Brasil.

    Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas e graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. É professora do Instituto Federal de Alagoas, do Mestrado em Rede (Educação Profissional e Tecnológica) e da Universidade Aberta do Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Profissional e Tecnológica.

  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió, AL, Brasil.

    Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) (2004), especialização em Docência do Ensino Superior pela UNEAL (2005), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2010) e doutorado em Linguística pela UFAL (2016). É professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e professor/pesquisador permanente do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFAL.

  • Valquiria Farias Bezerra Barbosa, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife, PE, Brasil.

    Possui Bacharelado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (1994), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e especialização em Educação Profissional (2003) pela UFPE/FIOCRUZ. Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É professora titular do curso de graduação em Enfermagem e do mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Pernambuco.

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Publicado

14-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Enfermagem e docência: percepções de acadêmicos sobre o ensino de Enfermagem e a prática pedagógica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–17, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20716. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/20716. Acesso em: 19 dez. 2024.