Práticas dinâmicas de educação
o projeto de extensão “Cineclube e Educação” – um mecanismo de formação profissional primordial na universidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2086Palavras-chave:
Cultura, Educação, CinemaResumo
Este artigo apresenta os resultados das experiências de extensão vinculadas ao projeto de extensão “Cineclube e Educação”, que unia cinema e educação, dentro da universidade. O principal objetivo dessa iniciativa foi a criação de um cineclube, para servir como ambiente favorável à compreensão da linguagem cinematográfica, e a utilização de filmes, como recurso didático permanente dentro da instituição de ensino superior. O projeto exibia filmes e propunha discussões sobre formas e conteúdos do material projetado, vinculando esse debate aos temas que eram trabalhados em sala de aula, para um público externo. Paralelamente, as conversas estendiam-se a outras ações coordenadas ao projeto, tais como grupos de estudos, eventos etc. Como resultados, foram inauguradas e desenvolvidas novas formas de apropriação dos conteúdos curriculares, mostrando ao público que o uso de diferentes materiais pode ser parte importante da didática nas instituições escolares. Dentro dos limites da proposta, barreiras de desigualdades (culturais) foram superadas e dispositivos de educação atualizados e eficazes para os recursos audiovisuais foram recriados, sem se separar saberes, hábitos, ideias, entendimentos, críticas e temáticas entre mais e menos legítimos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).