Construção de weblog como ferramenta para o ensino do uso racional de medicamentos no curso de Farmácia

Autores

  • Joyce C. M. Faria Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5821-3127
  • Daniela G. R. Junqueira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3261-4811
  • Raissa C. F. Cândido Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5353-8125
  • Cristiane A. M. Pádua Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7083-3188
  • Alba V. S. M. Moraes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Alessandra C. M. Frade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Daniela F. Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Érika P. S. Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Louise C. O. Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9680-8690
  • Mariana F. L. Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Weverton T. Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8466-9726
  • Alessandra R. Mesquita Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2988-5829
  • Edson Perini Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2104

Palavras-chave:

Weblog, Farmácia, Uso racional de medicamentos

Resumo

A informação correta é determinante na qualidade do uso de medicamentos e na tomada de decisões em saúde. Assim, é fundamental a formação de profissionais capazes de interpretar a evidência científica sobre medicamentos, transformando-a em informação de fácil acesso. Nesse sentido, o Centro de Estudos do Medicamento (CEMED) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove a formação voltada para o uso racional de medicamentos, utilizando a divulgação de informações por meio de weblog (Blog do CEMED). A publicação no weblog depende do papel ativo dos discentes, os quais devem identificar as fontes de informação, selecionar os temas e elaborar, corrigir e divulgar as matérias. O blog tem registrado um movimento intenso de consulta, impulsionado pela interatividade das redes sociais. A iniciativa demonstra a evidente demanda por informações na área e se apresenta como importante recurso pedagógico, favorecendo o desenvolvimento de competências como avaliação crítica da literatura, comunicação escrita e trabalho em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce C. M. Faria, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica e vinculada ao Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG).

Daniela G. R. Junqueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Atuou como editora associada ao Centro de Estudos do Medicamento (CEMED/UFMG; 2007-2015) e atualmente é diretora-fundadora da editora Evidências em Saúde, Cocoordenadora do Cochrane Adverse Effects Methods Group, consultora científica da empresa canadense Medlior e pesquisadora afiliada à University of Sydney. Formada em Farmácia (2007), mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas (2008; 2012) e pós-doutora em Ciências da Reabilitação (2014).

Raissa C. F. Cândido, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG) e do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil).

Cristiane A. M. Pádua, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutica, mestre e doutora em Saúde Pública. É professora do Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (CEMED) da UFMG.

Alba V. S. M. Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado profissional em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Atuou como farmacêutica e colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG).

Alessandra C. M. Frade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG) e do Laboratório de Farmacognosia (Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG).

Daniela F. Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG).

Érika P. S. Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG)

Louise C. O. Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG).

Mariana F. L. Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG).

Weverton T. Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduando em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é colaborador do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG).

Alessandra R. Mesquita, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Farmácia, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Professora no Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG).

Edson Perini, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Farmacêutico, mestre em Parasitologia e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor e coordenador do Centro de Estudos do Medicamento (Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG).

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

FARIA, J. C. M.; JUNQUEIRA, D. G. R.; CÂNDIDO, R. C. F.; PÁDUA, C. A. M.; MORAES, A. V. S. M.; FRADE, A. C. M.; SILVA, D. F.; SANTOS, Érika P. S.; SANTOS, L. C. O.; NASCIMENTO, M. F. L.; SILVA, W. T.; MESQUITA, A. R.; PERINI, E. Construção de weblog como ferramenta para o ensino do uso racional de medicamentos no curso de Farmácia. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 177-202, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2104. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2104. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos