Análise do desenvolvimento de elementos do pensamento científico em atividades da disciplina Física Aplicada

Autores

  • Douglas Carlos Vilela Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5182-8137
  • Silvana Ligia Vincenzi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2122

Palavras-chave:

Ensino de Física, Atividades experimentais, Pensamento científico

Resumo

Este trabalho teve como finalidade identificar e caracterizar elementos do pensamento científico em atividades de física da disciplina Física Aplicada com alunos do 3º semestre do curso Tecnólogo em Petróleo e Gás da Faculdade São Sebastião (FASS). Para isso, foi realizada uma microanálise etnográfica, que permitiu uma aproximação maior nas interações dos alunos durante as atividades. Foram gravadas em vídeo e áudio as aulas de laboratório onde os alunos realizaram essas atividades. Aplicou-se um questionário para verificar as práticas laboratoriais e as principais dificuldades encontradas pelos estudantes. Como conclusão, identificou-se que as atividades de modelagem de física possibilitam três momentos, nos quais foi perceptível o desenvolvimento de elementos do pensamento científico. Nesses momentos, identificaram-se todos os elementos: evidência, inferência, argumentação, análise e investigação. Os resultados encontrados no questionário mostraram que os alunos não tiveram prática laboratorial e nenhum contato com metodologia científica. Ademais, 46% dos universitários encontraram maior dificuldade na execução do relatório final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Carlos Vilela, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, SP, Brasil.

Doutorando em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ex-professor de Física Aplicada e Matemática Financeira na Faculdade São Sebastião (FASS/UNICSUL). Físico licenciado pela UFSCar. Especialista em Ensino de Ciências pela UTFPR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFSCar. 

Silvana Ligia Vincenzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Professora titular e pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Medianeira. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio, atuando na linha de pesquisa Tecnologias Computacionais Aplicadas à Produção Agrícola (UTFPR/MD), e professora do Programa de PósGraduação em Métodos e Gestão em Avaliação (UFSC).

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

VILELA, D. C.; VINCENZI, S. L. Análise do desenvolvimento de elementos do pensamento científico em atividades da disciplina Física Aplicada. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 247-274, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2122. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2122. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos