Análise do desenvolvimento de elementos do pensamento científico em atividades da disciplina Física Aplicada
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2122Palavras-chave:
Ensino de Física, Atividades experimentais, Pensamento científicoResumo
Este trabalho teve como finalidade identificar e caracterizar elementos do pensamento científico em atividades de física da disciplina Física Aplicada com alunos do 3º semestre do curso Tecnólogo em Petróleo e Gás da Faculdade São Sebastião (FASS). Para isso, foi realizada uma microanálise etnográfica, que permitiu uma aproximação maior nas interações dos alunos durante as atividades. Foram gravadas em vídeo e áudio as aulas de laboratório onde os alunos realizaram essas atividades. Aplicou-se um questionário para verificar as práticas laboratoriais e as principais dificuldades encontradas pelos estudantes. Como conclusão, identificou-se que as atividades de modelagem de física possibilitam três momentos, nos quais foi perceptível o desenvolvimento de elementos do pensamento científico. Nesses momentos, identificaram-se todos os elementos: evidência, inferência, argumentação, análise e investigação. Os resultados encontrados no questionário mostraram que os alunos não tiveram prática laboratorial e nenhum contato com metodologia científica. Ademais, 46% dos universitários encontraram maior dificuldade na execução do relatório final.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).