Projetos pedagógicos de cursos de saúde e sua articulação com as políticas públicas para a formação em saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2165Palavras-chave:
Formação em saúde, Diretrizes Curriculares, Pró-Saúde, CurrículoResumo
Este estudo objetivou compreender como os projetos pedagógicos dos cursos de saúde de uma instituição pública de ensino superior articulam, nas dimensões política e pedagógica, as orientações curriculares preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs (2001, 2002) e no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde (2005). Trata-se de um estudo de caso, exploratório e de enfoque qualitativo, com uso da técnica da pesquisa documental e submissão dos dados à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) articulam, na dimensão política, um ideário de formação coerente com as DCNs e o Pró-Saúde. Entretanto, na dimensão pedagógica, não alcançaram o grau proposto nessas políticas, devido à predominância de currículos disciplinares com dissociação entre os ciclos básico e profissional. Isso sinaliza a necessidade de investimento institucional na capacitação e no desenvolvimento docente para as mudanças propostas. A integração ensino/trabalho exige esforço político-gerencial para a transformação dos cenários de práticas da rede pública de serviços em campos de formação profissional.
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