Projetos pedagógicos de cursos de saúde e sua articulação com as políticas públicas para a formação em saúde no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2165

Palavras-chave:

Formação em saúde, Diretrizes Curriculares, Pró-Saúde, Currículo

Resumo

Este estudo objetivou compreender como os projetos pedagógicos dos cursos de saúde de uma instituição pública de ensino superior articulam, nas dimensões política e pedagógica, as orientações curriculares preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs (2001, 2002) e no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde (2005). Trata-se de um estudo de caso, exploratório e de enfoque qualitativo, com uso da técnica da pesquisa documental e submissão dos dados à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) articulam, na dimensão política, um ideário de formação coerente com as DCNs e o Pró-Saúde. Entretanto, na dimensão pedagógica, não alcançaram o grau proposto nessas políticas, devido à predominância de currículos disciplinares com dissociação entre os ciclos básico e profissional. Isso sinaliza a necessidade de investimento institucional na capacitação e no desenvolvimento docente para as mudanças propostas. A integração ensino/trabalho exige esforço político-gerencial para a transformação dos cenários de práticas da rede pública de serviços em campos de formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Daniel Simões Salvador, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil.

Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2014), Diamantina; licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1992); pedagoga da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM.

Paulo Afrânio Sant'Anna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, MG, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001); docente do curso de licenciatura em Educação do Campo da UFVJM, Diamantina, e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

SALVADOR, L. D. S.; SANT’ANNA, P. A. Projetos pedagógicos de cursos de saúde e sua articulação com as políticas públicas para a formação em saúde no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 185-202, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2165. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2165. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos