Uso do portfólio como ferramenta avaliativa em uma disciplina do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2180

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Educação superior, Ensino, Portfólio

Resumo

No contexto da avaliação formativa, o portfólio se mostra como uma alternativa viável para a adoção de ferramentas que coloquem o aluno no centro do próprio processo de aprendizagem. Assim, a disciplina Alimentação e Cultura adota o portfólio como instrumento avaliativo, que deve partir de uma reflexão crítica sobre os assuntos abordados ao longo das atividades. A avaliação dos trabalhos é feita  pela leitura dos registros feitos pelos alunos sobre os  temas tratados na disciplina. Como ponto negativo sobre essa ferramenta, pode-se citar a dificuldade dos discentes em entender que a avaliação deve ser feita ao longo do semestre e que é necessária também a autoavaliação, fazendo os ajustes necessários para a melhora do processo de aprendizagem. Mesmo diante de algumas limitações, o uso do portfólio justifica-se  por possibilitar a criação de uma atitude reflexiva sobre o processo de aprendizagem por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Viveiros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Enfermagem (UFMG), atuando na linha de pesquisa de Educação em Saúde e Enfermagem. Nutricionista. Especialista em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação para Coletividades (Estácio de Sá).

Rita de Cássia Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), com mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Atualmente é professora associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: Belo Horizonte, história, médicos, doença e ciências.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

VIVEIROS, A.; MARQUES, R. de C. Uso do portfólio como ferramenta avaliativa em uma disciplina do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 27-43, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2180. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2180. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos