Resenha do livro “O cérebro aprendiz – neuroplasticidade e educação”

Autores

  • Viviane Aparecida Carvalho de Morais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3441-0254
  • Flávia Lage Pessoa da Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8316-0955

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21931

Palavras-chave:

Neurociência, Plasticidade cerebral, Aprendizagem

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem envolve a interação entre Educação e Neurociência. O conhecimento sobre como o cérebro aprende está cada vez mais presente no cotidiano do educador. O objetivo da presente resenha é apresentar o livro O Cérebro Aprendiz – Neuroplasticidade e Educação do autor Roberto Lent. A obra em questão, com uma linguagem simples e objetiva, explica para o leitor como o conhecimento sobre a Neurociência pode ajudar no âmbito educacional. No decorrer dos capítulos, o leitor poderá compreender o processo do desenvolvimento e do funcionamento do sistema nervoso, em especial do cérebro. Obter conhecimento sobre a maturação cerebral é uma tarefa crucial para que o educador possa entender alguns comportamentos do aprendiz e eventuais dificuldades de aprendizagem. A utilização de estratégias pedagógicas embasadas em como o cérebro aprende, principalmente pautadas em evidências científicas, podem ser mais eficazes para o processo de ensino-aprendizagem do aluno. A leitura dessa obra, portanto, ajuda o educador a compreender melhor a interlocução entre o estudo do sistema nervoso e a Educação.

Biografia do Autor

  • Viviane Aparecida Carvalho de Morais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Doutoranda em Neurociência Translacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Neurociências (2016) e graduada em Fisioterapia (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de especialização lato sensu em Neurociência e Educação: Bases Neurofisiológicas do Aprendizado, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

  • Flávia Lage Pessoa da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professora adjunta I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Coordenadora do curso de especialização lato sensu em Neurociência e Educação: Bases Neurofisiológicas do Aprendizado, também da PUC-Minas. Mestre (2013) e doutora em Medicina Molecular (2017) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

LENT, Roberto. O Cérebro Aprendiz – Neuroplasticidade e Educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.

Downloads

Publicado

16-11-2020

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Resenha do livro “O cérebro aprendiz – neuroplasticidade e educação”. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–7, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21931. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/21931. Acesso em: 26 dez. 2024.