Resenha do livro “O cérebro aprendiz – neuroplasticidade e educação”
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21931Palavras-chave:
Neurociência, Plasticidade cerebral, AprendizagemResumo
O processo de ensino-aprendizagem envolve a interação entre Educação e Neurociência. O conhecimento sobre como o cérebro aprende está cada vez mais presente no cotidiano do educador. O objetivo da presente resenha é apresentar o livro O Cérebro Aprendiz – Neuroplasticidade e Educação do autor Roberto Lent. A obra em questão, com uma linguagem simples e objetiva, explica para o leitor como o conhecimento sobre a Neurociência pode ajudar no âmbito educacional. No decorrer dos capítulos, o leitor poderá compreender o processo do desenvolvimento e do funcionamento do sistema nervoso, em especial do cérebro. Obter conhecimento sobre a maturação cerebral é uma tarefa crucial para que o educador possa entender alguns comportamentos do aprendiz e eventuais dificuldades de aprendizagem. A utilização de estratégias pedagógicas embasadas em como o cérebro aprende, principalmente pautadas em evidências científicas, podem ser mais eficazes para o processo de ensino-aprendizagem do aluno. A leitura dessa obra, portanto, ajuda o educador a compreender melhor a interlocução entre o estudo do sistema nervoso e a Educação.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Viviane Aparecida Carvalho de Morais, Flávia Lage Pessoa da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).