Relato de experiência em Biblioteconomia
estágio supervisionado docente da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21934Palavras-chave:
Estágio docente, Docência em Biblioteconomia, Catalogação, RDAResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência no estágio supervisionado docente de mestrado do curso de pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Objetivou-se abordar aspectos de preparação do pós-graduando e relatar sua experiência em sala de aula frente ao desenvolvimento das atividades e práticas da disciplina “Tópicos em Catalogação e Classificação da Informação D (MARC, RDA e metadados)”, bem como pela avaliação da disciplina, a avaliação do conteúdo adquirido em sala de aula e a avaliação do pós-graduando por parte dos alunos. Utilizou-se o estudo de caso e, como instrumento de coleta de dados, a aplicação de um questionário (Survey), além da abordagem quantitativa para análise dos dados. Os resultados indicaram uma boa avaliação da disciplina referente à bibliografia, à metodologia, ao ritmo de exposição das aulas e formato, à estrutura e organização das atividades, assim como um alto conhecimento e uma boa preparação e explicação do conteúdo pelo pós-graduando. Entretanto, houve uma percepção razoável de conhecimento adquirido sobre algumas temáticas pelos alunos. Concluiu-se que o estágio docente é o momento em que o pós-graduando é inserido no universo docente acadêmico, da vivência teórico-prática em sala de aula e da sua desenvoltura e reconhecimento de habilidades adquiridas durante seu percurso acadêmico.
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